Anuncio

Spirulina: O Que é, Seus Usos e Benefícios Para Sua Saúde

Spirulina contém diversos benefícios e pode ajudar a emagrecer, veja agora como!

spirulina o que é e para o que serve

Não deixe o nome te assustar! Spirulina é incrivelmente saudável para você!

Também conhecida como Espirulina. A Arthrospira platensis, é uma cianobactéria (cor verde-azulada) que pode ser consumida por humanos e outros animais.

É recheada com nutrientes que têm poderosos benefícios para o seu corpo e cérebro.

Descubra agora como essa substancia além de dar mais saúde, pode também diminuir os dígitos na balança!

O que é Spirulina, e para o que serve?

O nome Spirulina se refere a biomassa desidratada (pó) feito a partir da Arthrospira platensis, que pertence a bactérias fotossintéticas (cianobactéria).

O pó feito a partir desses organismos é incrivelmente rico em proteínas e boa fonte de antioxidantes. Além de vitaminas do complexo B e vários outros nutrientes essenciais.

De cor verde-azulada, ela é facilmente encontrada em lagos, mas também cresce em água doce ou salgada.

Desde sua descoberta, é uma das plantas mais pesquisadas, junto com a chlorella, ambas chamadas de super-alimentos.

Até a data de publicação desse artigo, há mais de 1500 estudos e artigos científicos feitos com Spirulina. Sua grande maioria para descobrir os benefícios da Spirulina para a saúde. (1)

Atenção: Não confunda Spirulina com Chlorella, embora sejam similares, existem diferenças.

Benefícios da Spirulina?

Além de ser feita por proteínas e aminoácidos essenciais em sua maior parte, é rico em ferro. Devido a 70% de seu peso ser proteína, é geralmente indicada para vegetarianos, já que a dieta vegetariana pode ser pobre em proteína.

benefícios da espirulina

Mas essa não é sua única utilidade, a NASA já usou ela em suplementos dietéticos para astronautas. Confira essa extensa lista com alguns de seus vários benefícios:

  • Tratar colesterol alto (abaixa o LDL, triglicerídeos)
  • Tratar rinite alérgica
  • Tratar diabetes (controlando a glicemia)
  • Controla a pressão arterial
  • Estimular o sistema imunológico
  • Ajuda no emagrecimento (especialmente quando combinada com Quitosana)
  • Alta concentração de vitaminas, minerais e aminoácidos essenciais
  • Contem Ácido gamalinolênico e Omega-3, 6 e 9.
  • Ajuda a equilibrar o açúcar no sangue
  • Contém poderosos antioxidantes (em especial a ficocianina, anti-inflamatório)
  • Ajuda na remoção de toxinas e metais pesados do sangue
  • Aumenta a estamina (para mais vigor no seu dia-a-dia)
  • Ajuda na hipertrofia muscular (reduz a oxidação induzida que causa fadiga muscular e inabilidade de ganhar massa magra)
  • Auxilia no combate a doenças do fígado
  • Combate sintomas da Tensão Pré Menstrual (dores de cabeça, fadiga, cólicas, mudanças de humor).
  • Elimina cândida/candidíase
  • Propriedades antimicrobianas
  • Auxilia no controle do HIV/AIDS
  • Melhora a saúde da pele
  • É bom para os ossos (contra osteoporose)
  • Reduz moléstias causadas pela radioatividade
  • Protege o cérebro, estimula a memória e performance acadêmica

Pode parecer “bom demais para ser verdade”, mas cada um desses benefícios mencionados fora descoberto após estudos.

Em 1974 a Organização Mundial da Saúde (OMS) descreveu a spirulina como “um alimento interessante por diversas razoes, rico em ferro e proteína, pode ser administrado para crianças sem qualquer risco.

Mas vamos falar sobre seus principais benefícios a favor do emagrecimento e bem-estar geral. As outras vantagens foram mencionadas somente para te educar sobre o poder desse alimento.

1 – Alimento Mais Nutriente do Mundo

A concentração de proteína e vitaminas na Spirulina faz muitos a considerarem “o alimento mais nutriente do mundo“. Comparado com outros, grama por grama, ele faz jus a essa reputação, também sendo uma ótima fonte de:

Proteína de alta qualidade (absorção entre 50-61%), comparado até com ovos na quantidade de proteínas por gramas.

Tiamina (Vitamina B1), necessária para digestão de gordura e proteínas. Também aumenta os níveis de energia, saúde ocular, função cerebral e melhorar a função dos nervos.

Cálcio, contém 26 vezes mais cálcio do que no leite, com menos gordura. Sendo uma boa opção para intolerantes a lactose.

Ferro, comparado a quantidade encontrada em carne, é a escolha favorita dos vegetarianos. É altamente absorvido pelo corpo, sem estressar o sistema digestivo como a carne.

Outros nutrientes que valem a pena mencionar são: vitaminas do complexo B. Riboflavina (B2), Nicotinamida (B3), Piridoxina (B6), Ácido Fólico (B9), vitaminas C, D, A e E. É também fonte de potássio, cromo, cobre, magnésio, manganês, fosforo, selênio, sódio e zinco.

Ao contrário do que informa em outros veículos, spirulina não é uma boa fonte de vitamina B12 para humanos. Embora contenha uma forma de B12, é uma pseudovitamina que não é absorvida ou efetiva em humanos [fonte].

2 – Poderoso Antioxidante e Com Propriedades Anti-inflamatórias

anti-inflamatório
Têm propriedades anti-inflamatórias poderosas.

Danos oxidativos podem danificar nossas células e DNA.

Esses danos podem causar inflamações crônicas, o que contribui para o aparecimento de câncer e outras doenças [fonte].

Espirulina sendo uma fantástica fonte de antioxidantes, pode proteger o seu corpo contra danos oxidativos.

Seu componente ativo principal chama-se ficocianina, que dá também a cor azul-esverdeada. Esse componente pode combater radicais livres e inibir a produção de moléculas inflamatórias, provendo assim efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios impressionantes [fonte].

3 – Pode Abaixar Colesterol Ruim (LDL) e Triglicerídeos

Doenças cardíacas são hoje uma das maiores causas de óbitos no Brasil e no mundo.

Sabe-se que um dos fatores que são atrelados ao desenvolvimento de doenças do coração, são o acúmulo de gordura nas paredes das artérias.

Spirulina pode abaixar o colesterol total, LDL e triglicerídeos, enquanto aumenta o bom colesterol (HDL).

Em um estudo feito com 25 pacientes com diabetes do tipo 2, 2 gramas por dia de spirulina melhorou significativamente esses marcadores [fonte].

Outro estudo feito com pessoas com colesterol alto, descobriram que 1 grama dela por dia abaixou triglicerídeos em 16,3% e LDL em 10,1% [fonte].

Vários outros também mostraram efeitos favoráveis, mas com doses maiores por dia (4,5-8 gramas por dia).

4 – Reduz Pressão Arterial

hipertensão

Pressão alta é um problema crescente no país, e responsável por várias mortes em todo o planeta. Afinal, ela causa ataque cardíaco, derrame (AVC) e doenças crônicas dos rins.

Enquanto 1 grama de espirulina é ineficaz, a partir de 4.5 gramas já foi visto uma redução da pressão sanguínea em indivíduos com níveis de pressão arterial normal. [fonte]

Pesquisadores acreditam que esse efeito deva ser devido ao aumento na produção de oxido nítrico. Uma molécula de sinalização que ajuda artérias relaxarem e dilatarem [fonte].

5 – Melhora Sintomas de Rinite Alérgica

Rinite alérgica é caracterizada por uma inflamação nas vias nasais. Ocorre com maior frequência durante a primavera por conta do polén, mas também pode ser ativada por outros alergênicos, como pelos animais ou poeira.

Espirulina é um tratamento alternativo para pacientes que sofrem com rinite alérgica.

Em um estudo feito com 127 pessoas com rinite alérgica, 2 gramas por dia foram suficientes para diminuir dramaticamente os sintomas como corrimento nasal, espirros, congestão nasal e coceira. [fonte]

6 – Ajuda no Controle da Glicemia

diabetes glicose
Ajuda no controle da glicose

Estudos feitos com animais têm mostrado que ela reduz significativamente os níveis de açúcar no sangue.

Em alguns casos, a espirulina se mostrou até mais eficaz do que medicamentos populares contra diabetes. Incluindo a metformina [fonte].

Em um outro estudo feito com 25 pacientes com diabetes do tipo 2, 2 gramas de espirulina levou a uma redução impressionante nos níveis de glicose no sangue. [fonte]

Outro estudo feito por 2 meses usando o marcador HbA1c (marca os níveis de açúcar no sangue por um longo período), abaixou de 9% para 8%, o que é substancial. Estudos estimam que essa redução de 1% nesse marcador, pode diminuir as chances de morte relacionada a diabetes em 21% [fonte].

7 – Benefícios para os Músculos e Vigor

Spirulina é conhecida por aumentar a queima de gordura durante o exercício. Seu conteúdo rico em antioxidantes, auxilia reduzindo a oxidação causada pelo exercício.

Essa oxidação é comum e leva a fadiga muscular e inabilidade de ganhar massa muscular.

8 – Acelera a Perda de Peso

Dietas ricas em nutrientes e alimentos ricos em proteína como a spirulina, promove o emagrecimento através de vários mecanismos.

Leva-se mais tempo e energia para metabolizar proteínas, do que carboidratos simples. E como espirulina ajuda a aumentar a massa muscular, seu corpo gastará mais calorias para manter os músculos.

Em algumas pessoas ela também pode inibir o apetite, e pessoas acima do peso se beneficiam mais. Para aumentar esse potencial, tente consumir a spirulina durante a manhã ou meio dia, invés de à noite. [fonte]

Esses foram os principais benefícios da Spirulina. Caso fossemos escrever sobre todos os benefícios, esse artigo teria facilmente mais de 20000 palavras. Por isso, iremos encerrar a seção de vantagens da espirulina por aqui.

Como Tomar Spirulina (Posologia)

como tomar spirulina posologia
De 2 a 4 gramas por dia é suficiente para obter os benefícios

Quando escolher seu suplemento de spirulina (pó ou cápsulas), escolha um que seja puroorgânico. Pois outros podem estar contaminados ou ter compostos de nitrato como aditivo. O que recomendamos pode ser adquirido aqui e é também o mais barato e com melhor custo benefício (240 cápsulas).

Devido ao pó ter gosto de água de lago (bem marcante), muitos preferem tomar cápsulas de spirulina. A maioria das cápsulas vem com 500mg, ou seja, para ter os benefícios, deve-se tomar ao menos 4 cápsulas por dia.

Cuidados a Se Ter Com Espirulina (Contraindicações e efeitos colaterais)

Pacientes com Fenilcetonúria (doença genética rara) deve consultar com um médico antes de tomar, pois spirulina contém esse aminoácido (fenilalanina).

Pessoas que fazem uso de anti-coagulantes e anti-inflamatórios (ou qualquer remédio para esse fim) também devem consultar com um médico antes de iniciar ou parar de tomar Spirulina.

Algumas pessoas com doenças autoimunes como Cron, Esclerose Múltipla, Artrite Reumatoide, Lupus, não se dão bem com esse suplemento alimentar. Como spirulina fortalece o sistema imunológico, e essas doenças são autoimunes, poderá agravar sua condição.

Espirulina não é recomendada para mulheres que amamentam ou grávidas.

Efeitos colaterais ocorrem quando o suplemento (em pó) não é puro ou foi contaminado na extração. Por isso é tão importante escolher bem o melhor suplemento de Spirulina. Os efeitos colaterais de espirulina contaminada são os seguintes [fonte]:

  • Danos ao fígado
  • Dor no estômago
  • Nausea
  • Vômito
  • Fraqueza
  • Sede
  • Taquicardia

Informações Nutricionais da Spirulina (28gr)

informações nutricionais spirulina

Essas informações nutricionais são apenas para fins educativos, já que 28gr é mais do que a quantidade recomendada (2 a 4 gramas por dia) para se tomar. Porém, você terá benefícios em tomar spirulina diariamente.

  • Calorias (81)
  • Proteinas (39g)
  • Fibras (1g)
  • Açucares (.9g)

Gorduras:

  • Gorduras totais (3% Valor Diário)
  • Gordura saturada (4%)
  • Omega-3 (230 mg)
  • Omega-6 (351 mg)

Minerais:

  • Cobre (85%)
  • Ferro (44%)
  • Manganês (27%)
  • Magnésio (14%)
  • Sódio (12%)
  • Potássio (11%)
  • Zinco (4%)
  • Fósforo (3%)
  • Calcio (3%)
  • Selênio (3%)

Vitaminas:

  • Riboflavina (60%)
  • Tiamina (44%)
  • Niacina (18%)
  • Ácido pantatênico (10%)
  • Vitamina K (9%)
  • Vitamina E (7%)
  • Folato (7%)
  • Vitamina B6 (5%)
  • Vitamina C (5%)
  • Vitamina A (3%)

Vale a Pena Comprar Spirulina?

spirulina em pó

Mencionamos todos os benefícios que a ciência descobriu sobre a espirulina. E eles vão além do emagrecimento, por isso, vale sim a pena tomar espirulina.

Mas não como um substituto da carne, já que consumir 28gr desse suplemento, você teria que tomar 140 cápsulas por dia (impossível).

Caso decida por comprar e tomar spirulina em pó, opte pela pura e orgânica. Ela tem um preço bem maior do que as cápsulas, e riscos também, como já escrevemos acima nos efeitos colaterais.

No Brasil é difícil encontrar em pó ou em cápsulas para comprar em farmácias de manipulação e de produtos naturais. Por isso, clique aqui para comprar spirulina em cápsulas online e receba em casa.

 

Referencias: Universidade de Maryland (Centro Médico)

Leave a Comment