Categorias
Dietas

Dieta da Sopa

Prepare-se para saber tudo sobre a dieta da sopa nesse guia definitivo! Você saberá o que fazer, mesmo se nunca tiver feito essa ela antes!

dieta da sopa

Fato: Essa é uma das preferidas das brasileiras para emagrecer rápido, mas há pontos negativos dela que você deve saber. Continue lendo…

Pronta(o) para começar? Abaixo você poderá conferir a tabela de conteúdos e escolher o assunto que quiser ler primeiro!

Dieta da Sopa do Hospital do Coração Emagrece até 6kg em Apenas 1 Semana

Há cerca de 10 anos, uma série de livros sobre dietas começou a fazer um enorme sucesso na Europa, aparecendo também em revistas e em programas de TV – e logo a moda chegou em terras tropicais! Eles defendiam que um alimento adorado pelos europeus – as sopas! – seriam a maneira ideal para perder peso. Algumas das celebridades que já emagreceram com esse regime, Ana Maria Braga, Adriane Galisteu, Suzana Vieira, e mais!

Nascia, assim, a moda da dieta das “canjas”. Mas será que ela funciona? Qual o benefício de tomar sopa todos os dias? E eu não vou me enjoar de só tomar sopinha em todas as refeições? É o que vamos descobrir!

A promessa das sopas detox: perder até 6kg em apenas 01 semana!

Como Funcionam:

Em termos bem simples, elas pregam que você se alimente somente de sopa durante pelo menos uma semana.

Quem as defende afirma que tomar sopa é muito melhor do que ingerir alimentos e beber água separadamente. Em primeiro lugar, porque elas geralmente são feitas de vegetais, e o cozimento libera nutrientes valiosos para a saúde.

Além disso, a combinação traz maior saciedade, fazendo com que a pessoa se sinta satisfeita por mais tempo e evitando, assim, as famosas ‘beliscadas’ fora de hora, que arruínam qualquer regime.

A sopa é simplesmente um milagre em formato de tigela para quem quer perder peso“, afirma Fiona Kirk, autora de livros de emagrecimento.

A combinação de água e sólidos te saciará mais efetivamente e por mais tempo do que se você comesse exatamente a mesma comida e bebesse água separadamente. Além disso, a água presente na sopa e nos alimentos dentro dela permite uma troca eficiente de nutrientes com as células do corpo, reduzindo bastante a possibilidade de inchaço“, explica a autora.

Os Segredos:

Defensores desses regimes afirmam que mesmice não tem vez no cardápio! É possível criar infinitas variações e combinações de ingredientes na hora de preparar uma boa tigela.

Os ingredientes principais e que nunca podem faltar são:

  • Vegetais: garantem os nutrientes essenciais ao corpo e boa quantidade de fibras, que melhoram a digestão e aumentam a saciedade
  • Ervas e temperos: importantes para garantir um sabor especial e reduzir a quantidade de sal adicionado
  • Carnes magras: pelo menos uma vez por dia, é importante carne magras também, como frango, para manter o nível de proteínas em dia!

Os Perigos:

De acordo com alguns cientistas e nutricionista, sim. Elas podem até ajudar a perder peso, mas talvez não seja tão boa como muitos defendem…

A polêmica tem tudo a ver com que tipo de ‘peso’ estamos perdendo ao ingerir apenas sopa. Alguns nutricionistas afirmam que o peso eliminado é quase inteiro de líquidos; isto é, elas ajudam a ‘desinchar’, mas não ajudam a queimar gorduras. Esse tipo de peso é muito fácil de ser recuperado. Por isso, muitas pessoas ficam continuamente fazendo-as, numa gangorra de peso que varia de quilos a menos para quilos a mais em um curto espaço de tempo. E isso não é nada saudável.

Além de tudo isso, há os ‘efeitos colaterais’. Muita gente afirma que, ao seguir esse regime, não há como evitar dois probleminhas bem chatos: flatulências ‘poderosas’ e, eventualmente, diarreia. É como se o corpo sentisse falta de alimentos sólidos, e ficasse ‘doente’ por alguns dias. Outros efeitos comuns dela são; indisposição, você irá mais ao banheiro (por conter bastante água, pois “lava” o organismo), dor de cabeça.

As vantagens:

Polêmicas à parte, uma coisa é certa: elas são sim!, alimentos extremamente saudáveis e ótimos. Os legumes e as verduras ajudam o corpo a ficar mais forte. Sua hidratação – e, consequentemente, pele e cabelos – ficarão melhores. Elas são baratas e são simples de fazer. E, ainda por cima, possuem pouquíssimas calorias: uma tigela de sopa dificilmente ultrapassa as 100kcal, o que é maravilhoso para quem pretende perder peso.

Vantagens do regime de sopinhas: são baratas de fazer, fáceis de preparar, há inúmeras variedades e receitas para cozinhar e podem ser levadas com facilidade para seu local de trabalho!

A dica é preparar em casa. Você pode usar a receita de sopa base informada abaixo. Divirta-se inventando novos sabores e texturas! E evite ao máximo as industrializadas. Apesar de, nos últimos anos, os fabricantes terem diminuído a quantidade de sal, elas ainda possuem sódio em demasia. Tomá-las todos os dias é receita certa para problemas renais no futuro.

Receita Base da Sopa de Repolho

sopa
Essa dieta vai te ajuda a perder até 6kg em 7 dias! Mas ela tem alguns defeitos que precisam ser mencionados!

Essa é a receita básica, você pode modificá-la de acordo com sua vontade. Não é incomum adicionar brócolis, couve, repolho roxo, retirar berinjela ou nabo, etc.

Única coisa que você deve manter em mente é a quantidade de carboidratos. Por isso, não adicione batata, batata doce, mandioca, etc. O segredo que faz ela emagrecer, são seus ingredientes de baixo índice glicêmico e baixíssima calorias.

  • repolho grande fatiado;
  • nabo médio cortado em cubos;
  • berinjela média cortada em cubos;
  • 2 latas de purê de tomates (680 g);
  • 1 maço de salsão ou aipo picado;
  • 2 maços de cebolinha verde picados;
  • cebola média picada;
  • 1 pacote de sopa de cebola (70 g);
  • cenouras médias cortadas;
  • 2 xícaras de vagem picada;
  • Sal e temperos a gosto (adicione curry e pimenta do reino para efeito termogênico);
  • Água.

Modo de preparo:

  • Em uma panela grande, coloque todos os ingredientes e cubra com água.
  • Deixe ferver em fogo alto por aproximadamente 10 minutos.
  • Abaixe o fogo e deixe cozinhar por aproximadamente 40 minutos.

Essa receita rende 3 litros.

Dica: Você pode congelar em potes e aquecê-la quando for consumir. Assim você ganha tempo e praticidade.

Receita da Dieta da Sopa do Hospital do Coração

Essa é uma das mais famosas, e é de fácil preparo. Não troque os ingredientes, ela foi feita para ser consumida dessa forma.

Cada ingrediente tem sua função no emagrecimento e nutrição básica das funções do corpo.

Ingredientes:

  • 2 folhas de louro picadas;
  • 1 berinjela fatiada;
  • 2 nabos fatiados;
  • 2 maços de cheiro verde e agrião picados;
  • 2 pimentões fatiados;
  • 1 repolho grande picado;
  • 2 tomates fatiados;
  • 1 aipo (salsão) (ou metade);
  • 2 cenouras fatiadas;
  • 2 xícaras de vagem picada;
  • 2 tabletes de caldo de galinha (tipo Knorr);
  • 3 dentes de alho amassados;
  • 4 jilós fatiados;
  • Sal e pimenta do reino (a seu gosto, mas com moderação).

Modo de preparo:

  1. Pique os legumes em pedaços pequenos,
  2. Retalhe o aipo e as folhas de louro,
  3. Coloque o aipo, folhas de louro e os legumes picados em uma panela grande com água,
  4. Coloque agora o restante dos ingredientes na ordem de sua preferência
  5. Tempere com sal e pimenta do a gosto (mas com moderação, sódio causa retenção de líquidos)
  6. Cozinhe em fogo alto até fervura, após atingir esse estado, abaixe o fogo e deixe os legumes cozinhando.

Importante: Enquanto estiver fazendo essa, ou qualquer outro regime líquido, não faça exercícios físicos vigorosos (e.g musculação, corrida, bicicleta, etc).

Como Fazer (Rotina e Cardápio)

Cardápio do 1º dia:

Comer somente sopa e frutas (exceto bananas). As bebidas permitidas são chás, café e suco de uva.

Lembre-se: todos sem açúcar.

Cardápio do 2º dia:

Os alimentos permitidos são sopa e todos legumes, com exceção de feijões, grão de bico, ervilhas e milho. É permitido jantar uma batata grande cozida com manteiga, mas lembre-se: nesse dia não é permitido o consumo de frutas. Dica: cenoura em cubos é um ótimo petisco!

Cardápio do 3º dia:

Esse cardápio é o mesmo do 2º dia, que é mencionado acima, apenas repita.

Cardápio do 4º dia:

Sopas, bananas (apenas 8 unidades no total) e leite desnatado a vontade.

Cardápio do 5º dia:

Sopas, carnes e tomates. Coma de 280 a 400 gramas de carnes (frango, peixes ou carne vermelha magra) com 2 tomates médios, ou então 3 tomates pequenos.

Importante:

  • Tome sopa pelo menos duas vezes ao dia.
  • Não use óleos ou gordura para fazer a carne, prefira grelhadas.
  • Tome bastante água para auxiliar na eliminação do ácido úrico criado pela ingestão de proteína.

Cardápio do 6º dia:

Parecido com o 5º dia, mas nesse dia você poderá consumir todos os legumes, além do tomate.

Cardápio do 7º dia:

Esse é o último dia, e você deve tomar sopa apenas uma vez.

Mas não se preocupe, você também poderá consumir arroz integral, suco de frutas sem açúcar e todos os legumes.

Importante: No 8º dia adiante você já deve estar acostumado (a) a comer alimentos mais saudáveis. Não coma nada de difícil digestão (fast-food, frituras, alimentos ricos em gorduras, etc).

Depoimento de quem emagreceu:

Considerações finais:

Essa dieta faz parte dos regimes líquidos, e por isso não deve ser feita por mais de 7 dias. Caso deseja repetir a ela, espere 45 dias e faça novamente.Se sua meta for emagrecer rápido para algum evento (casamento, aniversários, jantares etc), ela irá com certeza te ajudar a diminuir medidas.

Caso você quer perder peso de forma definitiva, o melhor a fazer é seguir um plano de dieta completo. Essa é a única forma de emagrecer com saúde, sem perder a disposição e com efeitos duradouros. Ela emagrece, mas se você continuar com hábitos não saudáveis após terminar os 7 dias, o peso voltará (efeito sanfona).

Confira mais receitas de sopas clicando aqui, e aprenda como perder até 16kg em 5 semanas!

E você? Já experimentou comer apenas sopa por uma semana? Qual foi o seu resultado? Conte pra gente aqui nos comentários!

Por Dietagem

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional nutricionista ou médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas ao tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características particulares de cada pessoa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *