Anuncio

Psyllium: O Que é, Para Que Serve, Benefícios

Psyllium ajuda a emagrecer e a controlar os níveis de colesterol e diabetes, confira todos os benefícios!

psyllium husk o que é e serve

Se trata de uma fibra solúvel que passa através do sistema digestivo sem ser completamente digerida ou absorvida.

Invés disso, ela absorve água e transforma num composto viscoso, que tem benefícios para prisão de ventre, colesterol, glicose, pressão arterial e perda de peso.

Esse artigo tem como objetivo informar sobre psyllium e seus benefícios, e para o que serve para sua saúde.

Psyllium, o que é e para que serve?

Psyllium é uma fibra solúvel comumente usada como um laxativo leve. A farinha é feita a partir das cascas das sementes da planta Plantago ovata (imagem abaixo).

Plantago ovata

É mais conhecido como um laxativo formador de massa. Como dito anteriormente, age principalmente no intestino. Absorvendo água, amaciando as fezes e melhorando movimentos intestinais e a frequência das evacuações.

Psyllium husk quando usado junto a Quitosana, oferece grandes benefícios para o emagrecimento. Pois, enquanto a quitosana age “envelopando” gorduras ingeridas nos alimentos, psyllium ajuda na evacuação.

Pesquisas tem mostrado que o consumo de 7.9 gramas por dia com probióticos é uma maneira segura e eficaz de tratar doença de Crohn.

Devido a sua resistência a digestão, ela ajuda a regular colesterol alto, triglicerídeos e níveis de glicose no sangue.

Benefícios do Psyllium

Embora seja principalmente usado contra a constipação e diarreia, estudos ainda estão sendo feitos sobre os efeitos da farinha da Plantago na saúde humana. Porém existem outros benefícios comprovados que foram atrelados ao seu consumo diário.

Saúde cardíaca

Pesquisas mostram que consumir fibras solúveis tem benefícios diretos para a saúde do coração. Elas auxiliam na regulagem do colesterol e triglicerídeos, o que apesar de importante para qualquer idade, é fundamental para pessoas acima dos 50 anos.

Um estudo em particular mostrou os resultados do consumo diário durante 6 semanas. É uma maneira eficaz e segura para pessoas obesas ou com sobrepeso para abaixar os níveis de colesterol com poucos efeitos colaterais.

Colesterol alto é apenas um dos efeitos negativos de uma dieta ruim. Numerosos estudos mostram que fibras como as presentes na psyllium husk, adicionada a uma dieta equilibrada, ajuda a diminuir os riscos de doenças do coração. Pois, ela afeta a saúde cardíaca abaixando a pressão arterial, melhorando os níveis de lipídeos, e fortalecendo os músculos do coração.

Psyllium Emagrece

Manter o peso ideal é uma tremenda dificuldade para a maioria das pessoas. Especialmente aqueles com doenças crônicas que causam aumento de peso (diabetes, distúrbios da tireoide e problemas hormonais).

Além de ajudar na saúde cardíaca e abaixar os níveis de glucose, psyllium funciona para emagrecer. Assim como a Quitosana e a Goji Berry, ela é um ótimo supressor de apetite.

Diabetes

Pessoas diabéticas sabem bem o quanto é difícil manter os níveis de glicose no sangue ideais. Algumas pesquisas sugerem que fibras solúveis podem ajudar a manter um balanço glicêmico saudável.

Outro estudo descobriu que consumir 5gr 2 vezes ao dia, ajuda pacientes com diabetes do tipo 2, pois reduz a glicose absorvida através dos alimentos.

É recomendado para:

  • Pessoas que querem alivio de doenças crônicas como Crohn’s e Colite Ulcerativa
  • Pessoas que querem emagrecer (aumenta a saciedade)
  • Quer um aliado no controle da glicose sanguínea
  • Quer alivio da constipação e prisão de ventre
  • No tratamento de diarreia
  • Aumentar a flora bacteriana saudável no intestino
  • Abaixar os níveis de colesterol e triglicerídeos
  • Diminuir as chances de doenças cardíacas

Onde Comprar Psyllium, efeitos colaterais e contraindicações

farinha de psyllium husk
Apartir da casca da Plantago ovata é feito a farinha.

É vendida em pó (farinha), cápsulas e está presente em medicamentos laxativos. Porém, seu melhor consumo é através de cápsulas ou em pó, pois assim pode agir também no emagrecimento.

Você encontra para comprar em casas de produtos naturais, ou em farmácias. Você pode comprar também Alfa Caps (pura farinha de psyllium husk + outros emagrecedores).

Seus efeitos colaterais são mínimos, e ela tem boa aceitação na maioria das pessoas. Mas alguns efeitos colaterais são gases, sensação de que comeu demais [fonte]. Alergias só são notadas em quem já tem sensibilidade a fibras.

Não se deve tomar psyllium com outros medicamentos (exceto quitosana), pois pode prejudicar a absorção dos mesmos pelo organismo. É melhor o consumo em cápsulas, de 15 a 30 minutos antes das refeições principais.

Considerações finais:

Um suplemento com Plantago Psyllium (como o AlfaCaps) é uma ótima escolha para pessoas que desejam emagrecer ou tem problemas intestinais. Porém, é importante ressaltar que para obter os melhores efeitos possíveis, deve-se tomar bastante água durante o dia.

Veja também: Goji Berry Emagrece e Tem Vários Benefícios

Referências:

http://www.healthline.com/

https://www.medicalnewstoday.com/articles/318707.php

Leave a Comment