Para Que Serve o Óleo de Cártamo? Emagrece Mesmo?

Confira os benefícios e malefícios do óleo de cártamo, e como ele ajuda a emagrecer!

óleo de carthamus
Veja para que serve o óleo de carthamus e se emagrece.

O açafrão-bastardo, mais conhecido como Cártamo (Carthamus, Safflower) é uma planta florífera que ganhou popularidade após estudos comprovarem seus diversos benefícios. Após isso, começaram a ser produzidos óleos a partir de suas sementes e flores, e hoje estão à venda em quase todos os lugares.

Seu nome cientifico é Carthamus tinctorius, e embora ajude no processo de emagrecimento, existem alguns cuidados e informações que você deve saber antes de começar seu uso para emagrecer.

Nessa resenha iremos falar tudo que você precisa saber sobre o óleo de cártamo, como tomar, propriedades, para que serve, como funciona para emagrecer além de seus benefícios e malefícios.

Sem mais delongas, vamos começar como o óleo de cártamo é usado no emagrecimento, e em quanto tempo de uso tomar para ver os resultados. Embora ressaltamos que é impossível dizer em quantos dias você irá emagrecer, já que cada organismo age de forma diferente na queima de gordura.

Como o Óleo de Cártamo Ajuda a Emagrecer:

Por incrível que pareça seu uso na tradicional medicina Chinesa não era para emagrecer, mas como alimento e suplemento. Enquanto a flor era utilizada como remédio natural para condições envolvendo sangue e menstruação.

Assim como o óleo de coco, o de cártamo pode ser utilizado como substituto ideal para óleos vegetais ricos em gorduras saturadas. Pesquisas sugerem que enquanto o óleo puro não aja diretamente no processo do emagrecimento, ele causa uma reorganização saudável da gordura.

Em outro estudo feito com os efeitos do óleo de açafrão-bastardo, o combinaram com o ácido linoleico / CLA. Nesse estudo, essa combinação surgiu efeito significante na diminuição do peso, e também no percentual de gordura corporal.

Dessa forma, se você deseja fazer o uso do óleo para emagrecer, é bom comprar um bom suplemento que contenha a mistura com ácido linoleico (CLA). Selecionamos aqui algumas opções de produtos de qualidade que você pode adquirir.

Coma Gordura e Emagreça

O potencial emagrecedor é aumentado quando se adota uma dieta rica em gorduras e baixa em carboidratos. Pelo menos é o que diz Haylie Pomroy, especialista em emagrecimento e autora do livro “A Dieta do Metabolismo Rápido” (veja na Amazon).

Na divulgação de seu livro ela conta sobre 2 mulheres que estavam com dificuldades em perder os últimos 2kg, mas conseguiram tomando 2 colheres de chá do óleo diariamente. Esse resultado foi conseguido durante 3 semanas sem qualquer outra alteração em sua rotina de regime, apenas a adição do óleo de cártamo.

Sendo assim, você poderá esperar os resultados com o óleo de cártamo a partir de 2 semanas. Claro que a quantidade de peso que irá perder, dependerá do seu nível de atividade física e hábitos alimentares.

Para que serve e benefícios:

flores de cártamo
Essas são as flores de cártamo.

Conforme dizemos no inicio desse artigo, o cártamo não era inicialmente utilizado como método para perder gordura. Na medicina chinesa seu uso principal era como alimento e depurativo do sangue.

Mas de acordo com pesquisas recentes, existem diversos benefícios em fazer a troca do óleo vegetal para este. Confira a lista abaixo e veja para o que mais o óleo de cártamo serve:

  • Protege a saúde cardíaca,
  • Rico em ômega 6,
  • Previne diabetes,
  • Fortalece artérias, veias e vasos,
  • Previne AVC (derrames),
  • Ajuda no tratamento de febre, tumor, tosse, problemas respiratórios, coagulações, dores,
  • Pode ser utilizado para induzir transpiração, como laxativo, estimulante, expectorante,
  • Ajuda a aliviar as cólicas menstruais, descer a menstruação e tem efeito abortivo,
  • Abaixa os níveis de colesterol,
  • Fortalece o sistema imunológico,
  • Melhora a circulação sanguínea,
  • Estimula o crescimento saudável dos cabelos,
  • Melhora a aparência da pele (regeneração celular)

Bula, cuidados e malefícios!

Cártamo é seguro para a maioria das pessoas quando tomado por via oral, seja na forma de óleo ou cápsulas. Em alguns países profissionais de saúde até mesmo fazem injeção intravenosa com Liposina, ou por emulsões.

Em mulheres gravidas é de certa forma segura também, porém em forma de óleo ou cápsulas. Caso esteja gravida, não faça uso das flores, pois pode causar cólicas menstruais, fazendo o útero contrair e causar aborto. Não existem estudos feitos sobre a segurança de tomar óleo de cártamo durante a amamentação, sendo assim, consulte com seu médico de confiança.

Para pessoas com problemas hemorrágicos, é bom evitar o seu uso, pois a flor de cártamo pode desacelerar a coagulação sanguínea. Sendo assim, caso sofra de ulceras, doenças hemorrágicas ou distúrbios de coagulação, evite o uso.

Cuidados, interações medicamentosas e alergias:

Ela também pode provocar alergias em pessoas alérgicas a família Asteraceae/Compositae. O que incluem flores como crisântemo, margaridas, tagetes, dentre outras…

Cuidado se for fazer alguma cirurgia (extração de dente, clínica, ou pequenas cirurgias). Por retardar a coagulação do sangue, pode aumentar o risco de hemorragia durante ou depois da cirurgia. Sendo assim, pare de tomar cártamo pelo menos 2 semanas que antecedem sua cirurgia.

Não tomar cártamo caso faça uso frequente de remédios anticoagulantes, como: Cataflam, Advil, Anaprox, Diclofenato, Ibuprofeno, etc.

Esses foram os efeitos colaterais, cuidados e contraindicações do cártamo, seja em forma de extrato, flores, cápsulas ou óleo.

Como tomar:

A maioria dos suplementos de cártamo vem com a quantidade recomendada para se tomar diariamente. Para isso basta ler na bula ou embalagem, que terá essas informações. Caso não tenha, recomenda-se tomar 2 cápsulas diariamente pela manhã.

Onde comprar as cápsulas ou óleo de cártamo:

cápsulas de cártamo
Onde encontrar e qual a melhor marca de óleo de cártamo.

Você poderá encontrar as capsulas em farmácias ou sites de produtos naturais. Porém tenha atenção quanto a qualidade e procedência do produto.

Recomendamos a compra desse suplemento aqui, ou este óleo, ambos em sites com ótima procedência e produtos de qualidade. Além de contar ácido linoleico, que é o que potencializa os benefícios, promovendo emagrecimento, redução de colesterol, triglicerídeos, e na prevenção da diabetes.

Evite a compra de um suplemento que possa estar contaminado, pois existem riscos de desenvolver efeitos colaterais.

Caso deseja um efeito ainda melhor no emagrecimento, compre Óleo de Cartamo com Coco clicando aqui. Ricas em vitamina E, é uma excelente forma de emagrecer com saúde, junto com uma dieta equilibrada pode fazer milagres. Acelerando a queima de gordura, inibindo o apetite e acabando de vez com a barriga.

Conclusão, Cártamo funciona mesmo?

O cártamo é um ótimo suplemento para homens e mulheres que desejam um aliado no emagrecimento, além de prevenir doenças e melhorar a saúde em geral. Caso você esteja buscando um produto que tenha os benefícios mostrados acima, vale a pena comprar o suplemento de cártamo, em cápsulas ou óleo.

Aconselhamos que se não conheça ou tenha uma marca preferida, que compre as que recomendamos aqui. Dessa forma, irá comprar um produto de qualidade e que irá fazer o efeito desejado. Para melhores resultados, deve ser feito o uso por pelo menos 3 meses. Pois leva algum tempo para o corpo aproveitar a suplementação.

Esperamos que tenhamos te ajudado a entender mais sobre a safflower (cártamo). Cada vez mais as pesquisas descobrem que o caminho para uma vida saudável pode estar em nossos quintais, nos produtos naturais!

Referencias:

https://www.webmd.com/
https://www.livestrong.com/

Leave a Comment