Anuncio

Não consegue emagrecer? 12 Vilões Que Acabam com a Dieta

Não consegue emagrecer? Confira quais são os motivos comuns que prejudicam a perda de peso!

não consegue emagrecer e perder peso

“Preciso emagrecer urgente mas não consigo! Já fiz exercícios, mudei minha alimentação, mas ainda tenho gordura na barriga! O que posso fazer para emagrecer de forma definitiva?”

Sabemos o quanto é frustrante perder peso. Você faz tudo que dizem ser suficiente para emagrecer, porém não consegue. As vezes o efeito é contrário e acontece de até mesmo engordar mais! Por que isso acontece?

Quanto mais tenta emagrecer, mais desesperada e frustrada você fica. O estresse causado pela necessidade de emagrecer rapidamente é em si um dos motivos que você não consegue emagrecer. “Mas por que?”, você deve estar se perguntando.

É porque cria-se um ciclo vicioso onde você tenta controlar sua alimentação. O ato de se pesar frequentemente, e não ver a balança mostrando um resultado positivo causa frustração. Quando sentimos que estamos falhando, que nossos esforços não servem para nada, que nada vai mudar, nos punimos.

Quantas vezes você já tentou fazer uma dieta, e após não ver resultado, desistiu? E quantas dessas vezes, você “aceitou seu destino e seu corpo” e começou a comer mais do que antes? Não é incomum também, fazer dietas extremas e colocar a saúde e bem-estar em risco.

Não se trata de construir um corpo perfeito, como os das capas de revistas. E sim, ter um corpo que te faça sentir bem e aumente sua autoestima, sem deixar de comer seus alimentos favoritos. Perder peso não precisa ser tão estressante, existem maneiras de emagrecer naturalmente, basta ter perseverança, equilíbrio e força de vontade.

força de vontade e equilibrio

Veja agora quais são os motivos mais comuns que podem estar atrapalhando seu emagrecimento…

Desbalanço Hormonal

Se sente fadiga, sofre com TPM, depressão ou ansiedade, tem ciclos menstruais irregulares e tem dificuldades de perder peso, pode ser problemas hormonais. O melhor a fazer nesse caso é consultar com um médico e fazer exames, assim caso confirmado, tomar a ação apropriada.

Exagera na Comida Saudável

Só porque um alimento é saudável, não quer dizer que tenha liberdade de comer o quanto quiser. Muitos dos alimentos saudáveis (abacate, nozes, arroz integral são alguns exemplos) podem aumentar o seu peso quando consumidos em excesso.

Alimentos saudáveis contêm calorias como todos os outros. Porém, não são calorias vazias. A quantidade calórica que você ingere comendo esses alimentos, condiz com os nutrientes e vitaminas que seu corpo precisa para funcionar corretamente.

Comece a regular suas porções, diminua pouco a pouco, até que seu organismo acostume. Se você come 5 conchas de arroz integral, coma 4, depois 3. Tudo em excesso irá se transformar em gordura, lembre-se disso.

Você Não Come o Suficiente

Da mesma forma que comer demais engorda, comer pouco também tem esse efeito. Diminuir abruptamente as calorias ingeridas é uma das grandes causas do efeito sanfona. Nem sempre comer a menor quantidade possível de calorias irá causar o emagrecimento.

Quando se faz isso, causa déficit nutricional no corpo, e como o corpo está recebendo menos nutrientes, ele vai “guardar” o máximo que puder. E o pior, quando há redução severa no consumo calórico, seu corpo irá usar músculos como fonte de energia. O estoque de gordura será mantido, reduzindo o metabolismo.

Por isso, coma saudável de 3 em 3 horas pelo menos, e não pule refeições. Não sabe o que comer? Confira nossas dietas para emagrecer.

não come o suficiente

Seu “Dia do Lixo” é Feriado Prolongado

Nada como comer tudo que gosta no tal “dia do lixo“. Mas ainda se deve controlar as porções, principalmente se você não estiver aumentado seu metabolismo. Uma das formas de ver se você está exagerando, é pesar antes e só pesar novamente depois do “dia do lixo”.

Por exemplo, se você tem seu dia favorito no sábado, onde come e bebe o que quiser, pese na sexta e depois na segunda-feira. Se o seu peso tiver aumentado no final de semana, já sabe o que está acontecendo.

Deficiência de Vitamina D

Embora raro no Brasil devido ao nosso clima tropical, pode acontecer caso você não tome sol diariamente. O sol pela manhã, é chave na produção de vitamina D. A deficiência dessa vitamina causa vários problemas metabólicos e ganho de peso.

Consulte com seu médico e faça um exame para ver seus níveis de vitamina D. Ou passe a tomar mais sol pela manhã, assim irá não só sentir-se melhor durante o dia, como irá queimar calorias extras!

Não Consome Gorduras “Boas”

Alimentos ricos em gorduras não-saturadas como nozes, abacates e azeite de oliva ajuda na saciedade. Essas gorduras não são apenas saudáveis, como ativam a produção de um composto no intestino delgado chamado oleiletanolamida (1), que inibe o apetite.

Mas como já foi dito, não exagere e mantenha o consumo limitado. Uma boa regra é de 2 a 3 colheres de nozes, ou 1/5 de um abacate por dia. Nada de partir um abacate, e já comer uma metade.

Você Dorme Mal

dormir

Dormir 8 horas não significa muito se você acorda frequentemente durante a noite. De acordo com o Revista Internacional da Obesidade, pessoas que dormem mal ou pouco tem maiores IMCs e gordura abdominal.

Eles acreditam que o maior responsável por isso é o aumento de Cortisol. Hormônio do estresse que causa acumulo de gordura e redução da produção dos hormônios que controlam a fome.

Então, quer perder barriga? Comece mudando sua rotina para ter um sono mais renovador!

Retenção de Líquidos

Dependendo da sua dieta, parte do seu peso pode ser: água. Isso é comum no Brasil, visto que a adição de sal faz parte de nossa culinária. Por isso, caso vá a muitos churrascos, consome alimentos ricos em sódio, ou cozinha usando muito sal, seu corpo irá reter líquidos.

O que você pode fazer para desinchar é diminuir a quantidade de alimentos ricos em sódio, e restringir o uso de sal na comida. A Organização Mundial de Saúde indica que o equivalente a 1 colher de sal (2000mg) é suficiente para o bom funcionamento do corpo. Mais do que isso você poderá ter problemas cardíacos, hipertensão e obesidade.

Não Toma Água o Suficiente

Pode parecer contra intuitivo mencionar retenção de líquidos, e logo depois falar em tomar mais água. Mas uma coisa não tem relação com a outra. No caso, tomar água não irá fazer com que você ganhe mais peso.

Caso você siga a dica, e reduza o consumo de sódio, tomar água irá limpar seu organismo. Ou seja, você tem mais motivos para cortar o sal, do que parar de beber água. Cervejas e bebidas gaseificadas não entram nessa conta, se deve tomar água pura.

beber mais agua

Sedentarismo

De nada adianta fazer dieta se seu metabolismo está lento. Uma das melhores maneiras de acelerar o metabolismo é através de atividades físicas. Não importa qual o seu exercício preferido, todos ajudam a queimar gordura e emagrecer. O que não pode é ficar parada(o).

Não faça 1 hora de esteira ou caminhada leve, e ache que agora tem direito de comer o que quiser. Se você fizer isso, estará sabotando sua perda de peso.

Você Precisa de um Detox!

Falta de energia, refluxo (azia), sono o dia inteiro, mudanças de humor, desânimo e fadiga. Se você sente algum (ou todos) desses sintomas, saiba que a luz vermelha do seu corpo está prestes a acender.

Se sua dieta contém álcool, cafeína, proteína, açúcar, uma hora ou outra precisará de dar um tempo e desintoxicar. Quando seu fígado está sobrecarregado, ele não processa substancias, toxinas e hormônios efetivamente. O que causa toxinas a acumular no corpo, e inevitavelmente causará ganho de peso.

Não confunda a necessidade detox com intoxicação alimentar. Esse não é o caso, você apenas irá dar um tempo para o seu corpo se livrar de toxinas que foram acumuladas durante vários dias, semanas ou até meses. Você pode se beneficiar de um plano detox, ou tomar sucos detox.

Altas Expectativas Para Emagrecer Rápido

Seguindo um plano alimentar equilibrado, exercitando corretamente e tendo um sono de qualidade, é impossível não emagrecer. O problema está na velocidade em que queremos ver resultados.

saudável

É fácil desistir de uma dieta quando você não consegue perder 10kg em 3 dias. Por isso, tenha expectativas realistas sobre o quanto de peso quer perder. Programe-se para perder 250gr por semana no início, assim você terá maiores chances de continuar a dieta e emagrecer.

Caso deseje ajuda para emagrecer mais rápido, consulte sobre os melhores suplementos naturais para emagrecer. Eles ajudam a acelerar o metabolismo naturalmente, e assim você queima mais gordura em menos tempo.

Referências:

https://www.mindbodygreen.com
http://www.eatthis.com

Leave a Comment