Anuncio

Tudo Sobre Quefir: Benefícios Para Sua Saúde!

Qual Kefir emagrece? De água ou de leite? Veja a resposta, saiba o que é quefir, para que serve e todos seus benefícios para sua saúde!

kefir de leite
Kefir emagrece? Saiba tudo sobre a bebida fermentada melhor que iogurte!

Kefir, quefir, kephir ou búlgaros, não importa como se chama na sua região, é uma bebida fermentada produzida através da submersão dos “grãos de kefir” em substratos. É bastante comum o uso de leite, água açucarada, leite de coco, suco e outros líquidos.

Antes de dizermos o que são os grãos de quefir, saiba que 75% de nosso poder imunológico está nas bactérias presentes no intestino.

Esse ecossistema conhecido como flora intestinal (composto de bactérias boas e leveduras) que vivem no seu intestino, mantém seu sistema imunológico afiado. E não apenas isso, eles mantem seu corpo em equilíbrio, incluindo seu peso.

Sendo assim, Kefir não é uma planta, e sim uma colônia de microrganismos simbióticos (alia probióticos e prebióticos num só lugar). Os mesmos encontrados em nossos intestinos, e essenciais para nossa sobrevivência.

Já que alimentos processados, açúcar, estresse e toxinas podem devastar sua flora bacteriana saudável. As do quefir podem ajudar a restabelecer o equilíbrio dessa microbiota intestinal, recolonizando seu ecossistema interno.

O resultado disso? Os benefícios providos pelo Kefir!

Benefícios:

Lactobacillus kefiri
Imagens ampliadas do principal lactobacilo da bebida, o Lactobacillus kefiri.

As bebidas que oferecem melhores benefícios e ajudam no emagrecimento são as feitas com leites desnatados. Pois contém menos calorias, gorduras saturadas e açucares adicionados do que o integral.

Existem vários benefícios em tomar bebidas fermentadas com probióticos, e com o quefir não é diferente. Seus benefícios variam dentre melhorias tópicas (pele) a até sistêmicas (imunidade). Elas que podem melhorar seu estilo de vida e saúde dramaticamente.

Melhora o sistema imunológico:

Ele contém diversos compostos e nutrientes como biotina e folato. Estes ajudam preparar seu sistema imunológico para o combate, evitando doenças e protegendo suas células.

Previne osteoporose:

Cálcio é fundamental para a manutenção óssea, e como o quefir é feito à partir de laticínios, tem alto nível de cálcio. Mas o que o torna eficaz para tornar os ossos mais fortes, são seus compostos bioativos. Estes melhoram a absorção de cálcio e ajuda a prevenir a degeneração óssea causada pela idade ou doenças.

Poderosa fonte de nutrientes essenciais:

As culturas de bactérias e leveduras saudáveis presentes no grão de quefir, junto com o leite, oferece grande quantidade de nutrientes necessários para a boa manutenção do nosso corpo.

Um copo com 175ml de kefir de leite contém, os seguintes nutrientes e seus valores diários recomendados (VDR):

  • 6gr de proteína
  • Cálcio: 20%
  • Fosforo: 20%
  • Magnésio: 5%
  • Vitamina D
  • Vitamina B12: 14%
  • Vitamina B2: 19%

Tudo isso contendo apenas 100 calorias, de 7 a 8 gr de carboidratos e de 3 a 6 gr de gordura. Se você usar leite desnatado, esses valores são ainda menores. Porém, caso faça quefir com agua, os valores não serão tão nutritivos como feito com leite.

Propriedades antibacterianas:

O Lactobacillus kefiri, lactobacilo exclusivo do kephir, pode inibir o crescimento de bactérias nocivas. Inclusive as mais temidas, salmonela, helicobacter pylori e cólera[fonte].

Inibe o crescimento de tumores e câncer:

Os probióticos fermentados presentes nos lacticínios inibem o crescimento de tumores, e formação de compostos carcinogênicos [fonte]. E, por estimular o sistema imunológico, pode prevenir a formação de células cancerígenas, principalmente o câncer de mama.

Um estudo descobriu que o extrato de kephir reduziu o número de células cancerígenas na mama em 56%, enquanto a redução foi de apenas em 14% em quem tomou o extrato de iogurte.

Pode ajudar em vários problemas digestivos:

Por restabelecer o equilíbrio da flora intestinal, ele faz com que seja altamente efetivo contra vários tipos de diarreia.

Inclusive em pacientes com síndrome do intestino irritável, ulceras causadas por infecção bacteriana, intolerância a lactose, entre outras doenças do trato digestório [fonte].

Ajuda contra a intolerância a lactose:

Embora a bebida de kephir seja em parte um laticínio, devido a fermentação causada por suas bactérias, a lactose é transformada em ácido lático. O que faz com que sua composição seja mais tolerada por pacientes intolerantes a lactose [fonte].

Mas caso queira uma opção livre de lactose, pode fazer a bebida com água de coco, sucos ou outro fluido que não contenha lactose.

Melhora sintomas alérgicos e asma:

Alergias e asma estão conectadas a problemas inflamatórios no corpo. Em um estudo feito com ratos, kefir demonstrou eficaz na redução de células inflamadas que estavam obstruindo a passagens de ar e pulmões, e também auxiliou no combate de acumulo de muco.

Alguns cientistas acreditam que reações alérgicas são causadas quando a flora bacteriana benéfica nos intestinos está desbalanceada. Pesquisadores fizeram 23 estudos diferentes com aproximadamente 2000 pacientes. Em 17 destes estudos, pacientes que tomavam probióticos melhoraram os sintomas da alergia e sua qualidade de vida [fonte].

Melhora a aparência da pele:

Uma das causas mais comuns de erupções na pele como acne, psoríases, manchas e eczema podem ser causadas por problemas intestinais. É por isso que iogurtes como o Activia faz tanto sucesso, pois ajuda a regular o intestino.

A bebida com kephir é mais poderosa e contém mais probióticos que qualquer outro iogurte. Ela ajuda a restaurar esse balanço, o que ajuda a combater problemas de pele sistêmicos como estes.

Kefir emagrece?

bactérias que ajudam a emagrecer
Ele contribui para restaurar a flora intestinal, e consequentemente, ajuda a emagrecer.

Kefir existe por milhares de anos, mas é hoje o produto mais falado nas academias devido a suas promessas de emagrecimento. É verdade que ele pode ajudar na perda de peso, ou é apenas outra exaltação sem fundamentos?

Muitas pessoas não sabem, mas existem tipos diferentes de quefir. Quando tomar cada um destes, depende do estado da saúde digestiva. O kefir de leite é o mais eficaz para ajudar no emagrecimento. Porém, não são todos que podem consumir derivados de leite por serem intolerantes a lactose.

Para essas pessoas, existe o kefir de água de coco, ele irá preparar seu organismo para o kefir de leite. Com a restauração das bactérias boas presentes no quefir em seu trato intestinal, elas irão encarregar de metabolizar a lactose.

Após alguns dias, você poderá tomar pequenas doses do kefir feito com leite para treinar sua microbiota a digerir a lactose efetivamente.

A flora intestinal em perfeito balanço é essencial para manter bactérias e leveduras patogênicas longe. Caso haja mais bactérias ruins no intestino do que boas, estas criam desejos por alimentos processados e doces.

Seu estomago pode até estar cheio, mas você ainda sente fome, isso acontece porque seu intestino não está absorvendo os nutrientes que ele tanto precisa. Quanto mais você come alimentos não saudáveis, mais aumenta a flora bacteriana danosa.

Com isso, fica mais difícil conseguir emagrecer, e até mesmo aumentam as chances de você engordar.

Então respondendo à pergunta, quefir de leite ajuda no emagrecimento, já o de água não foram feitas pesquisas nesse quesito. Pois ajuda a restabelecer o equilíbrio intestinal com bactérias e leveduras boas. O que melhora a absorção de nutrientes, e aumenta a sensação de saciedade.

Com tomar kefir para emagrecer:

Graças ao ácido linoleico (CLA) presente no quefir, ele melhora o funcionamento do metabolismo e ajuda na queima de gordura [fonte]. Para obter seus benefícios, basta consumir diariamente algum dos produtos feitos com o kefir. Seja o iogurte, leite, requeijão, panquecas, ou se você conseguir, tomar como é.

Por exemplo, os alimentos abaixo feito com quefir são suficientes para obter seus efeitos positivos.

  • 120gr de iogurte de kefir
  • 2 colheres de requeijão de quefir
  • 175ml de leite de quefir
  • 2 panquecas de quefir
  • etc.

Em breve iremos adicionar receitas deliciosas para você usar seu quefir dessorado. Mas por enquanto assista ao vídeo abaixo:

Como fazer:

como fazer
Aprenda como fazer seu próprio iogurte com quefir.

Quefir é feito usando grãos cultivados de bactéria e leveduras. Quando estas interagem com o leite, produz uma bebida fermentada que até mesmo pessoas intolerantes a lactose pode tomar [fonte]. O leite utilizado pode ser de vaca, cabra, ovelha, búfala, soja, arroz ou coco (ou sua água), não pode ser congelado, deve estar em temperatura ambiente.

É importante dizer que a bebida de quefir preparada em casa sempre será melhor que iogurtes prontos. Assim poderá preparar de acordo com seu gosto, o modo de preparo afeta diretamente no gosto da bebida e seus benefícios.

O tempo que você deixa ele fermentando afeta o seu efeito no organismo, e o gosto.

  • 12 horas: efeito laxante
  • 16 à 36 horas: regula o funcionamento do intestino
  • 48 horas: prende o intestino (cura diarreias)

Fácil de fazer, você só precisa dos grãos de quefir, leite ou água de coco em temperatura ambiente.

Assista o vídeo abaixo e aprenda como fazer e curar o leite de quefir em casa:

Quando você aprender a fazer quefir em casa, poderá experimentar diversas receitas como:

  • Mousse de kefir
  • Patê
  • Requeijão
  • Iogurte
  • Queijos
  • Iogurte (tipo Yakult)
  • etc…

Onde comprar (cápsulas ou grãos):

Onde comprar?
É possível comprar colônias de quefir? Ou é só através de doações?

Existem duas maneiras de conseguir consumir os simbióticos de kephir. Uma é mais difícil e depende de encontrar pessoas próximas de você (na sua cidade) que cultivam e estejam doando os grãos ou starter packs.

O outro, é comprando cápsulas de kefir desidratado, que contém um número maior de organismos e é mais simples de consumir. Afinal, não são todos que terão paciência para cultivar as colônias bacterianas e tomar a bebida.

Se você escolher a primeira maneira, e quer cultivar em casa, existem grupos no Facebook de doação. Onde a maioria das pessoas cultivam os “grãos de kefir” em casa, através de doações de quem já os tem cultivados, congelados ou desidratados. Outro método é buscando no Google por: “Quefir para doação + o nome da sua cidade“.

Mas tenha bastante cuidado quando for fazer o degelo destes “grãos”, já que só poderão ser feitos quando colocados em substratos de leite ou água com açúcar mascavo.

Ou seja, não pode descongelar durante transporte, ou fora do ambiente propicio para as bactérias e leveduras sobreviverem. Ainda nesse assunto, deve-se ter atenção quanto a possibilidade de contaminação. Porém, na maioria dos casos as próprias bactérias boas do kefir se livram das más que poderiam causar contaminação.

Isso não significa que você não precise ter cuidado na hora de cultivar. Ainda irá precisar de vasilhames de vidro, gazes ou fraudas nunca usadas para cultivar seus grãos de quefir.

Por isso, recomendamos que faça a compra de kefir em cápsulas, pois já vêm prontos para consumo. Será difícil encontrar suplementos de kephir fermentado 100% naturais (contém lactose).

Benefícios de suplementos de kefir em cápsulas:

  • Kefir probiótico feito a partir de pó bruto fermentado lentamente.
  • O produto contém 43 bilhões de microrganismos de várias estirpes bacterianas e de leveduras.
  • As cápsulas probióticas são completamente naturais e não incluem aditivos sintéticos.
  • As cápsulas são produzidas suavemente e tradicionalmente com o maior cuidado.
  • Não precisa ser armazenado na geladeira.
  • Sem gosto.
  • Cru e natural.

Conclusão:

Kefir de agua
Na foto: Quefir de água adoçado com açucar mascavo.

Como pode ler, existem diversos benefícios em tomar kefir diariamente, seja para melhorar a saúde em geral, ou ajudar a emagrecer. O problema está em encontrar os “starter packs” com grãos de kefir para você cultivar em casa. Visto que você terá que encontrar alguém em sua cidade que faça o cultivo dessas bactérias e leveduras.

A melhor opção para quem mora em cidades pequenas, ou grandes e que não sabem onde encontrar, é através de suplementos com kefir. Estes, além de conter uma quantidade maior de lactobacilos, leveduras, estreptococos e lactococcus, são mais fáceis de tomar.

O efeito é o mesmo se comparado ao leite e água de kefir. Já que não são digeridos no estômago, eles fazem todo o percurso até o intestino, onde irá recolonizar a microflora.

Esperamos que tenha encontrado tudo que gostaria de saber nesse guia sobre Kefir. Para criar esse artigo foi feita uma vasta pesquisa, para que você possa encontrar num só lugar tudo a respeito desses simbióticos bons para saúde e emagrecimento.

Deixe seu comentário abaixo caso já tenha experimentado kephir, ou como é conhecido popularmente, bichinhos do leite/iogurte. Caso esteja doando colônias de kefir, poste sua cidade e meio de contato para ajudar outras pessoas que buscam doações de quefir!

Não deixe de conferir as melhores dietas para emagrecer e perder barriga junto com o kefir em nosso site!

Referencias:

https://draxe.com/

https://www.healthline.com/

Leave a Comment