Categorias
Dicas Para Emagrecer

Drenagem Linfática

Quer fazer drenagem linfática, mas ainda está em dúvidas sobre os resultados, e se vale a pena? Confira o que precisa saber!

Que tal dar uma ajuda ao seu sistema linfático? Você pode não saber, mas existe um procedimento que melhora o funcionamento desse sistema, que é fundamental para nosso organismo.

É esse sistema que é responsável por drenar o liquido excedente residual após as trocas de nutrientes feitas pelas células. Em outras palavras, é como um dos faxineiros de nosso corpo, sem ele não há equilíbrio.

Por conta disso, muitas pessoas gostariam de saber mais sobre a drenagem linfática! Um procedimento na qual é possível restaurar a função linfática e melhorar o metabolismo.

Porém, existem alguns mitos que você deve conhecer antes de agendar sua drenagem manual ou com aparelho. Conheça mais sobre esse procedimento agora!

O que é?

Você sabia que a sua principal função é eliminar o excesso de líquidos tóxicos retidos em certas regiões do corpo?

A drenagem linfática é um tipo de massagem que além de estimular, promove e acelera a circulação do sistema linfático.

O sistema linfático é uma rede superficial e complexa de vasos que movem fluidos através do corpo.

O profissional faz uso de toques rítmicos, lentos e suaves estimulando a reabsorção de líquidos acumulados pelo organismo.

sistema linfático
Sistema Linfático em Diagrama. / Fonte: TodaMatéria

Como funciona?

São realizados movimentos a fim de retirar o excesso de líquidos acumulados entre os resíduos metabólitos e das células. Assim que deslocados dos locais armazenados, estas substâncias são encaminhadas através da circulação para o sangue e por fim eliminadas pela urina.

É normal sentir dor?

Não, drenagem linfática não deve proporcionar nenhum tipo de dor. Durante a massagem a pressão sobre o paciente deve ser de leve, tornando-a agradável e promovendo até um estado de relaxamento e tranquilidade.

Benefícios da Drenagem Linfática

  • estimula a regeneração dos tecidos,
  • auxilia no tratamento de celulites,
  • ameniza os inchaços (causados por problemas circulatórios, pela TPM, alterações hormonais, maus hábitos alimentares, pós-cirúrgicos, período pós-parto, etc.)
  • tranquilizante,
  • melhora o sistema imunológico,
  • ajuda a reduzir a gordura localizada,
  • proporciona uma melhor ação anti-inflamatória do organismo.

Em quanto tempo vejo resultados?

Normalmente a partir da terceira sessão já se pode observar os primeiros resultados da massagem. Mas devemos lembrar que cada organismo corresponde de uma maneira diferente.

antes e depois celulite
Celulite antes e depois da drenagem linfática.

Manter uma boa e balanceada alimentação e atividades físicas interferem positivamente na eficácia do tratamento.

A drenagem linfática funciona sozinha?

Depende do objetivo do paciente. Se for reduzir a retenção hídrica e ajudar na eliminação de toxinas apenas a drenagem é capaz de obter bons resultados.

Agora se o paciente procura um tratamento mais duradouro, completo e com a intenção de auxiliar no tratamento contra a celulite e a gordura localizada. Então é necessário que se associe a atividades físicas, alimentação balanceada e fitoterapia.

E a gordura? A drenagem linfática emagrece?

Quando realizada por um profissional com habilidades manuais competentes, a drenagem é capaz de diminuir a retenção de líquidos em áreas do corpo que tendem ao acúmulo de gordura como, por exemplo:

  • o abdômen,
  • culote,
  • coxas

Para obter melhores resultados é importante dar um tempo para o organismo se recuperar. Por esse motivo não é recomendável que se faça a massagem todos os dias. De 2 a 3 vezes na semana é ideal para que o tratamento se torne mais efetivo

Em quais locais do corpo a drenagem linfática é realizada?

  • Áreas que apresentam celulite;
  • Locais que passaram pelo processo de lipoaspiração;
  • Membros que apresentam retenção de líquidos;
  • Locais com estrias;
  • Locais em que foram removidos gânglios linfáticos.

Quanto tempo dura cada sessão? Quantas são necessárias?

Cada sessão dura em média 45 minutos. Para um efeito ideal, considerando em médio prazo, é necessário realizar um ciclo de no mínimo 10 sessões.

Contraindicações:

Mas atenção, nos seguintes casos a drenagem linfática é contraindicada:

  • Infecção,
  • neoplasia,
  • pressão arterial baixa,
  • inflamações agudas ou flebite,
  • doenças do coração.

Pensamentos e recomendações finais:

Como você pôde ver através desse artigo, a drenagem linfática pode não ser o ideal caso o seu objetivo seja emagrecer em definitivo.

Muitas vezes o valor que você pagaria numa seção de drenagem linfática pode ser utilizada para consultar com uma nutricionista e mudar seus hábitos alimentares. Consequentemente, você teria resultados sem efeito sanfona, contínuos e emagreceria de forma saudável. Nesse caso um redutor de apetite natural ou bloqueador de gordura poderão te ajudar mais.

Caso sofra com retenção liquida, uma solução caseira e mais barata que a drenagem são termogênicos naturais. Estes têm efeito diurético natural, promovendo redução de medidas, desincha e acelera o metabolismo.

Outra opção natural são chás para desinchar, que também reduzem medidas e promovem o emagrecimento de forma natural. Como é o caso do chá seca barriga, que contém várias plantas, ervas e flores com eficácia comprovada no emagrecimento.

Confira também um programa de emagrecimento completo, para emagrecer de forma natural e saudável. Mas nesse caso você terá que fazer exercícios físicos, mudar sua alimentação, etc. Então somente quem está cansado de soluções milagrosas terão sucesso com este programa, afinal, a maneira de emagrecer e sem efeito sanfona é naturalmente.

Esperamos que esse artigo tenha lhe ajudado a conhecer mais sobre a drenagem linfática e opções mais baratas e indolores. Deixe sua nota para esse artigo: [ratings]

Referências: 

https://www.healthline.com/

https://en.wikipedia.org/

Por Dietagem

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional nutricionista ou médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas ao tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características particulares de cada pessoa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *