Anuncio

Dietas Para Emagrecer Rápido

Bem-vinda(o) ao nosso Guia Definitivo de Dietas Para Emagrecer Rápido e Com Saúde!

Seja através da mídia, celebridades, gurus fitness, você já deve ter ouvido e lido várias maneiras para emagrecer, mas, quais são os benefícios de se fazer? Como saber se você precisa fazer?

Muitas das vezes alguém decide fazer dieta é através do bom senso. Ou depois de ir no médico (a) com os resultados de seus exames de sangue. Independente do motivo pela qual você quer emagrecer, você já deu um passo importante encontrando nosso site!

Os benefícios das dietas são vários! Ao contrário do que muitos acreditam, você não precisará fazer regime todos os dias pelo resto da sua vida.

Muitas pessoas ao atingir seus objetivos sejam eles quais foram, retomam seu estilo de vida. Comendo todas as coisas que gostam até haver necessidade de “dietar” novamente.

Vamos ver neste post especial que há um pouquinho de verdade em cada uma dessas visões. E vamos, em especial, explicar detalhes e segredos de algumas das mais populares dieta para perder barriga rápido. Afinal, perder gordura é um dos objetivos de vida mais comuns!

As dietas mencionadas abaixo são naturais e com seus próprios ciclos de duração, cardápios e metodologias. Escolha a melhor de acordo com seu estilo de vida.

O que é Dieta?

Apesar das mais diversas definições para essa palavra, originalmente ela simplesmente se refere ao que comemos durante um determinado período, seja em um dia, uma semana, um mês, um ano…

Então, tecnicamente, dieta é nosso hábito alimentar. Seja ele ruim, bom, generoso ou restrito!

Veja o Guia de Alimentação para os Brasileiros, Ministério da Saúde com 10 regras para uma alimentação saudável!

Por Que Fazem Bem?

Quando iniciamos um regime, nosso principal objetivo, é claro, é perca de peso. Porém, existem outras vantagens que elas trazem, tão bons quanto olhar para a balança e ver que estamos emagrecendo!

Ao perder peso, normalmente estamos ganhando bem-estar, nos fortalecendo e nos protegendo de diversas doenças perigosas.

Atualmente, pouca gente têm tempo para preparar o próprio alimento em casa todos os dias. A solução é comer comida pré-fabricada e industrializada, matar a fome em restaurantes ou fast foods, comer o primeiro sanduíche que encontramos pela frente…

Nesse cenário, não é à toa que uma quantidade enorme de indivíduos se encontram em situação de sobrepeso ou de obesidade! Quem dera: os alimentos industrializados que compramos por comodidade geralmente contêm quantidade assustadoras de açúcares, gorduras e sal, verdadeiros ‘venenos’ quando em excesso.

A falta de uma alimentação adequada, associada ao sedentarismo, tem criado uma situação alarmante. Já se fala em uma epidemia de obesidade pelo mundo – e o Brasil não escapa dessa triste estatística! Estima-se que pelo menos metade da população está acima do peso correto.

Estar acima do peso aumenta os riscos para uma série de doenças, muitas delas sem cura. Diabetes tipo 2, aterosclerose, acidentes vasculares cerebrais e até mesmo alguns tipos de câncer já foram relacionados ao excesso de peso em vários estudos científicos. Mais do que nunca, cuidar da alimentação é uma prioridade dos governos mundiais.

Os Benefícios Além de Emagrecer

Elas não são somente para secar a barriga, suas vantagens vão além de uma cintura mais fina e um corpo torneado e pronto para o verão.

Maior saciedade – quando você entra em regime, você irá comer o que seu organismo precisa para funcionar adequadamente, não o que seu paladar (e sua ansiedade) quer comer.

Aumento nos níveis de energia – com o organismo trabalhando como deve ser, você terá mais energia para fazer as coisas que sempre quis, mais tempo para a família, trabalho e amigos.

Melhora no sistema cardiovascular – alimentando de forma correta irá ajudar seu corpo a se livrar de gordura e outras substancias que são maléficas para o sistema circulatório. Quanto mais pesado uma pessoa é, mais difícil é para o coração bombear sangue para todas as extremidades corporais.

Seu trato digestivo funcionará melhor – como a maioria são ricas em fibras, há uma regularização natural do trato digestivo e das bactérias do intestino, o que traduz em menos sofrimentos com constipação e tempo gasto no banheiro.

Aumento de auto estima e confiança – devido a padrões de beleza impostos desde que nascemos, você sentirá maior autoestima e confiança quando estiver “na medida certa”.

Cuidados Que Deve-se Ter com Regimes

dietas mulher frutas e verduras

É importante mencionar antes de continuarmos. Antes de fazer qualquer regime, deve-se consultar com um médico, nutricionista, para que você tenha a opinião de um profissional para lhe orientar por onde começar.

Os planos aqui mencionadas são apenas para fins de informação, e não nos responsabilizamos pelos efeitos colaterais que possa acontecer ao seguir as mesmas.

escrevemos sobre os cuidados que você deve tomar, e fazê-las sem acompanhamento e por um longo período de tempo pode causar complicações como anemia, baixa de imunidade, hipoglicemia, entre outros.

Cuidados Com Diabetes

Tomamos por exemplo pessoas que tem diabetes, o regime para uma pessoa com diabetes tem que ser feita com um profissional endocrinologista/nutricionista.

Pois há grandes riscos de a pessoa ter hipoglicemia se for feita errada, além de vários outros efeitos se o plano não for feito especialmente baseado na sua condição física atual.

Cuidados Com Hipertensão ou com Problemas Cardíacos

Pessoas com hipertensão ou problemas do coração não podem consumir comida com muito sódio.

Como por exemplo, evitar as que contém carnes vermelhas e muita gordura, pois essas são conhecidas em aumentar o colesterol LDL e triglicérides.

Cuidados para pessoas alérgicas a glúten

Ou também pode haver caso que a pessoa tenha alergia a alguma coisa. Como é o caso de indivíduos alérgicos a glúten e intolerantes a lactose. Elas não devem consumir comidas que contém trigo, de onde se origina o glúten, (mesmo os de origem integral).

Dietas Para Emagrecer Rápido e Seus Cardápios

dieta saudável
É possível comer bem sem ficar infeliz!

Essas são as dietas mais conhecidas no Brasil. De acordo com o que vamos criando conteúdo sobre elas, iremos atualizar essa página para você saber como fazer dietas.

Para obter o melhor resultado possível, você deve estabelecer alguns objetivos que podem ser alcançados. Pois ter expectativas impossíveis podem atrapalhar seu plano de emagrecimento.

Antes de prosseguir, veja o que você tem que fazer para ter sucesso na dieta e perder gordura naturalmente com um plano ideal de emagrecimento (confira também como perder peso em 21 dias).

Dicas para ter sucesso:

  • Faça um plano a longo prazo de emagrecimento (exemplo, perder 12 kg em 4 meses).
  • Pequenos objetivos como perder 400 gr por semana irá te dar sensação de progresso e fará com que você continue
  • Tenha força de vontade de fazer pelo menos 20 minutos de exercícios diariamente, nem que seja na frente da TV ou vídeos do Youtube
  • Agende horários e planos no seu celular para não esquecer de comer e fazer exercícios
  • Use aplicativos como o MyFitnessPal para rastrear seus gastos calóricos e calorias consumidas, e conhecer pessoas que também estão lutando para emagrecer

O que você não deve fazer:

  • Não crie expectativas absurdas como perder 10 kg em uma semana
  • Não pule refeições (café da manhã, almoço, janta e lanches).
  • Não se empolgue demais em dias do lixo (dias em que pode comer o que quiser, mas com moderação)
  • Não desista só porque você comeu mais do que devia, persistência irá te dar os resultados, devagar e sempre é a maneira certa para se fazer tudo na vida

A Melhor Dieta Para Emagrecer:

Que é fácil engordar, isso a gente sabe. Mas é importante ter em mente que não é impossível perder esses quilinhos a mais!

Afinal, a ciência e a nutrição nos indicam dezenas de estratégias para nos alimentarmos melhor, sem passar fome, e voltarmos a ter vigor e o peso adequados.

Vamos ver as famosas e entender quais são as principais diferenças e pontos positivos!

Proteína

Como o próprio nome diz, a dieta da proteína consiste em reduzir significantemente (ou completamente) a quantidade de carboidratos que você consome diariamente.

Essa é bastante eficaz no emagrecimento. Pois, faz com que você gaste os carboidratos, e sem estoque de carboidratos, seu metabolismo irá queimar gordura para energia.

O estado de quetose causado por ela tem alguns efeitos colaterais temporários como; irritabilidade, dores de cabeça, náuseas.

Veja como fazer a da proteína e cardápio que, além dos efeitos colaterais normais citados acima, é segura de se fazer.

USP (Hospital do Coração)

A dieta da USP tem a mesma ideia da proteica (mencionada acima). Ela é pobre em carboidratos para forçar o metabolismo a entrar no estado de queima de gordura.

Ela não é tão versátil quanto a dieta proteica. Pois, as refeições aqui mencionados não podem ser substituídos.

Enquanto que na hiperproteica baseada na Atkins pode comer qualquer alimento rico em proteína e baixo em carboidratos. Nessa da USP você só pode comer o que está no cardápio.

Sopa

dieta da sopa é um regime com duração de 7 dias em que você come diversos tipos de sopas.

É prática e barata de se fazer, e também há a possibilidade de emagrecer rápido, até 4kg por semana.

O importante dessa é que todas as sopas sejam feitas com repolho! Já que o repolho tem propriedades de aumentar a saciedade e queima de gordura. Se você sabe fazer sopa, você conseguirá fazer!

Mediterrânea

O estilo de vida e vigor dos povos da região mediterrânea se tornaram um modo de comer para ser seguida para todos.

A Dieta Mediterrânea é baseada majoritariamente em comidas integrais, peixes, legumes os mais frescos possíveis e muito azeite de oliva. Ela contém poucos açúcares e uma quantidade relativamente alta de gorduras “saudáveis” (especialmente na forma de azeite de oliva).

Ela ganhou o nome por causa de sua origem, que é a culinária dos países banhados pelo Mar Mediterrâneo, na Europa. Lá, peixe é a principal carne do dia a dia, e o consumo de carnes vermelhas é muito baixo. Pouco açúcar é consumido, assim como as gorduras ‘ruins’ (as saturadas).

Além disso, vegetais e azeites complementam um cardápio colorido, repleto de sabor e de nutrientes.

Diversos estudos científicos ao longo dos últimos anos têm comprovado serem benéficos ao bem estar.

Além de ajudar na perda de peso, eles fortalecem o corpo ao diminuir a glicemia, proteger contra o aparecimento do diabetes tipo 2 e blindar o coração de doenças cardiovasculares.

Há até mesmo evidências de que ela ajuda na sanidade mental! Se quer perder peso e ficar saudável, essa é uma (deliciosa) opção!
Cerca de 1/3 da Mediterrânea consiste na ingestão de gorduras boas; as saturadas não passam de 8% do consumo diário de calorias.

Ela pode ser feita por mais tempo, já que é mais um estilo de vida do que uma maneira de emagrecer rápido. Essa é a escolha perfeita para quem quer estar sempre de bem com a vida e a balança.

Paleolítica

Imagine poder comer quando quiser até se sentir satisfeito (a)? Essa é a paleo low carb, baseada em nossos antepassados que eram coletores ou caçadores, ela se adapta ao seu ritmo.

Sem horários para comer, sem contagem de calorias e sem se preocupar com frequências das refeições. Mas há uma pegadinha, nada de comidas processadas/industrializadas.

Veja aqui como fazer a paleo e cardápio.

Dieta Dos Pontos

Ela foi desenvolvida pelo programa de TV americano Weight Watchers. Cada alimento tem sua pontuação dependendo de suas quantidades calóricas, de gordura e fibra.

Sua pontuação diária é determinada de acordo com seu nível de atividade física e peso corporal. Por isso antes de iniciar ela, você tem que calcular quantos pontos estão disponíveis para seu dia.

Mas não se preocupe! Confira aqui tudo sobre ela e como fazer. Esse artigo contém também a tabela de pontuação, comece quando quiser!

Líquida

Ela é ideal se quer secar barriga rápido! Seu cardápio é composto somente de comidas líquidos, como vitaminas, sucos e shakes.

Se você nunca fez regime antes, não é recomendado fazer a líquida. Esta reduz muito a quantidade calórica que você come, e pode não conseguir lidar com essa mudança repentina.

Ela contém em média 1000 calorias, o que para muita gente é insuficiente para o bom funcionamento do organismo.

Seu metabolismo basal gasta pouco mais do que isso. Em média, algo em torno de 1200 calorias somente para as funções de sobrevivência, como; respiração, digestão, manutenção muscular, etc.

Caso você seja atleta, ou seu trabalho é exigente nas atividades físicas, não faça. Pois ela pode fazer você se sentir sem energia, com dores de cabeça, e pode até aumentar seu apetite.

A dieta líquida é recomendada para emagrecer rápido, de preferência em repouso.

Se decidir fazer o regime liquido, faça como recomendam. Inicie nos fins de semana e por pouquíssimo tempo, leia mais clicando aqui.

Vegetariana/Vegana

A vegetariana/vegana é uma das mais ‘radicais’ em termos de tipo de refeições permitidas.

Por isso mesmo, muitos consideram o veganismo como uma filosofia de vida, e não simplesmente um ‘regime’.

Quem é vegano não ingere nada, nadinha, de origem animal. Isso obviamente exclui qualquer tipo de carne da alimentação, mas também ovos, leite e derivados e até mesmo o mel! Qualquer coisa ‘comestível’ que venha dos animais, mesmo sem ter sido processada, não pode!

Falando em termos de vitalidade, o maior benefício dessa é abolir gordura animal. Esta em excesso causa processos inflamatórios no corpo, e pode ser a porta de entrada para várias doenças. Como exemplo podemos citar as cardiovasculares.

Não à toa, quem é vegano normalmente é magrinho e possui um coração de ferro! Por outro lado, é preciso saber equilibrar os vegetais para suprir as vitaminas e proteínas necessárias para o bom funcionamento corporal.

Detox

A dieta detox está com mais adeptos com o passar do tempo, ela emagrece rápido e naturalmente, já que usa o próprio corpo para se livrar de toxinas e acelerar o metabolismo.

Não deve ser feita por longos períodos de tempo. Ela pode ser bastante pobre em nutrientes que o organismo necessita para um bom funcionamento.

Geralmente ela é feita em conjunto com outra. Assim os efeitos colaterais de uma mudança repentina na alimentação sejam menos sentidas.

Das Zonas

A Dieta das Zonas fez bastante sucesso alguns anos atrás. E agora ressurge como uma opção científica para emagrecer de forma saudável.

Foi criada por um bioquímico norte-americano. Ela busca criar uma situação metabólica na qual o organismo não acumula excessos de energia na forma de gordura.

Para tanto, quem segue ela deve se preocupar em comer, em cada refeição, uma proporção de 40% de carboidratos (açúcares), 30% de proteínas e 30% de gorduras.

Os açúcares presentes nela vêm de grãos integrais e naturais. Como frutas, e as gorduras de óleos insaturados, como azeites de oliva.

Dukan

Você certamente já ouviu falar desta!

Popularizada por uma série de livros best-seller e de receitas espalhadas pela internet, a dieta Dukan é uma das mais famosas a surgirem nos últimos anos. A fama é planetária.

Criada em 2000 pelo nutricionista e clínico geral francês Pierre Dukan. Ela prega que, se nós tivermos um estoque baixo de carboidratos para transformar em energia, então necessariamente queimará gordura para suprir a demanda energética. E, com isso, nós emagrecemos!

Proteínas magras (como peixes e carne de frango), cereais, muita água e caminhadas diárias de no mínimo 20 minutos são fundamentais. Diversos livros ensinam receitas e ‘planos de ataque’. Com a dieta dukan é possível perder até 5 quilos por semana – e sem que o peso volte!

Sua abordagem foi base de diversos livros no assunto. Ficou popular devido ao fato que essa ela pode ser feita por qualquer pessoa.

Ela é completa por si mesma e além de queimar gordura, traz um programa de reeducação alimentar. Para que você não sofra mais com ganho de peso e/ou efeito sanfona. Além de manter seus níveis de energia.

Veja mais na nossa página sobre a Dukan, que contém também o cardápio do que pode ou não comer!

Sem Glúten

O glúten é um grande responsável pela gordura abdominal, além de causar esse acúmulo de gordura na região do abdômen, pessoas que são alérgicas a glúten podem ter efeitos colaterais nada agradáveis.

Não tem alergia a glúten e deseja fazer? Saiba que essa é um regime bastante restritivo e caro. A quantidade de produtos sem glúten é bastante escassa e de preço elevado.

Pessoas com alergia a glúten devem consultar com um nutricionista e/ou médico. Para que eles possam construir um plano pessoal e que encaixe no seu estilo de vida e bolso. Pode também verificar nosso cardápio de 14 dias sem glúten para fins educacionais.

Do Dr. Atkins

Essa é especialmente popular entre pessoas com diabetes tipo 2. Mas é um sucesso há anos entre quem busca emagrecer.

Toda a teoria dela está em controlar a quantidade de insulina no sangue. A insulina é um hormônio que regula a quantidade de açúcar no sangue.

A teoria do Dr. Atkins é a de que, se estivermos com níveis muito altos de insulina, então o organismo guardará o máximo de energia dos alimentos. Assim evitará queimar gordura como fonte de energia – ambos estes efeitos causam aumento de peso!

Assim, a estratégia é evitar ao máximo refeições ricas em carboidratos – que fariam os níveis de insulina aumentarem – e optar por um consumo maior de proteínas. Comidas ricas em fibras são alguns dos destaques no cardápio.

Os 4 princípios:

  • Você vai perder peso
  • Você vai manter o peso (sem efeito sanfona)
  • Você conquistará bem-estar
  • Você criará as bases para prevenir doenças

1200 calorias

Há também quem procure por dietas com baixo valor calórico, um exemplo é a dieta de 1200 calorias.

Essas dietas são recomendadas para mulheres com baixo nível de atividade física, e que querem emagrecer sem ralar na academia.

Homens e/ou pessoas com déficit de nutrientes ou doenças (anemia por exemplo), não devem fazer essa dieta. Pois, não há uma quantidade exorbitante de vitaminas e minerais nessas dietas.

Caso tenha dúvidas, sempre é bom consultar com seu médico ou nutricionista antes de iniciar.

Cetogênica

Keto diet, o nome parece ter origem em algum filme de ficção científica. Mas não se preocupe, é saudável fazê-la!

Trata-se de uma dieta de baixo teor de carboidratos e alta quantidade de gordura! Para ser mais preciso, de 10% de carboidrato, 30% de proteínas e 60% de gordura.

Sim, você comerá mais gordura para queimar gordura. Pode parecer contraprodutivo, mas ela emagrece e ajuda a perder barriga! É inclusive uma dieta recomendada para pacientes que têm episódios de epilepsia, e diabetes do tipo 2. Veja mais sobre a dieta cetogênica e como fazer!

Dieta do Jejum Intermitente

Pouco popular no Brasil, ela ficou famosa agora, depois de Deborah Secco perder 19kg em pouco tempo.

Consiste em se alimentar durante janelas de horários.

Por exemplo:

Se jejuar das 20:00 hrs às 12:00 hrs do dia seguinte, são 16 horas de jejum. Então você tem o período entre o meio dia e 19:59 hrs para fazer suas refeições.

Nessa janela de 8 horas, pode comer o que quiser, claro que sem exagerar nos doces e industrializados.

Se mesmo com esse exemplo, ainda está confuso, veja como fazer a dieta do jejum intermitente clicando aqui.

Dieta Para Engordar

O que para uns é uma benção (comer sem engordar), para você deve ser um pesadelo.

Seu metabolismo é muito rápido e você pode comer praticamente o que quiser sem engordar.

Mas isso não significa que você deva comer coisas que fazem mal só para engordar. Um exemplo seria fast-food e doces.

Mesmo que você tenha dificuldade de engordar, comidas ricas em açúcar e gordura saturada causam problemas sérios! Que só seriam identificados num exame de sangue.

Aqui estão dicas sobre o que comer para engordarSe ganhar peso é um problema, essas dicas poderão te ajudar a ganhar peso e melhorar sua autoestima.

Dieta Para Ganhar Massa Muscular

Se sua meta é ganhar massa muscular, aqui você encontrará uma rotina que é para esse fim. Embora muitas podem ser usadas para esse fim, como por exemplo a dieta proteica.

Crescer músculos sem alimentar corretamente é praticamente impossível! Há um limite que seu metabolismo consegue fazer sozinho. Proteínas são os tijolos que ajudam o organismo a construir e renovar a musculatura.

Veja aqui como fazer para ganhar músculos sem gastar muito dinheiro!

Conclusão

Comer bem é uma arte. Alimentar-se de maneira saudável exige conhecimento sobre os alimentos e grande responsabilidade sobre seu estilo de vida.

Às vezes, pode parecer um tremendo esforço deixar de comer aquele docinho maravilhoso. Ou evitar pegar mais um pedaço suculento de carne no churrasco… mas, se tivermos equilíbrio, é possível fazer isso para a perda de peso, comendo na quantidade certa e tendo uma dieta balanceada para uma vida sempre saudável.

Dentre tantas opções para escolher, não importa qual plano de emagrecimento você decidir seguir. O importante é que ela sempre foque em seu bem-estar e te faça uma pessoa mais saudável!

Leave a Comment