7 Dicas Para Acabar com a Vontade de Comer Doces!

Sua compulsão por doces está passando dos limites? Veja como controlar sua vontade de comer doces e açúcar de forma natural!

como parar de comer doces

Existem pessoas que gostam de salgados, doces, e então existe você. Não importa o quanto de doce você come, algumas horas depois volta a vontade de beliscar alguma coisa de doce.

Se você entrou no ciclo de doceira(o), saiba que não está sozinha(o). A verdade é que quanto mais doce você comer, maior será a sua vontade de comer alimentos ricos em açucares e carboidratos simples depois.

Acontece principalmente quando nos deliciamos com aquela torta holandesa, aquela barra de chocolate deliciosa, ou um pedaço de bolo. Não importa, sem ingerirmos junto proteínas e gorduras, rapidamente ficamos sem energia, com fome e desejando outra sobremesa.

A ciência explica o porquê caímos nessa armadilha doceira repetidamente. Confira nesse artigo porque isso acontece, e o que você deve fazer para acabar com a vontade de comer alimentos ricos em açucar e doces de uma vez por todas!

De onde vem esse desejo?

De acordo com a médica Christine Gerbstadt, da Associação Dietética Americana, o motivo é bastante simples. O sabor doce é o primeiro que humanos experimentam desde o nascimento.

Já é sabido que os carboidratos estimulam a liberação de substâncias químicas no cérebro que nos fazem sentir bem, em especial a serotonina. Existem diversos tipos de carboidratos, integrais, frutas, vegetais e açucares.

O açúcar já faz efeito na língua, somente reconhecimento do sabor nas papilas gustativas já inicia a liberação de endorfinas que nos relaxam, e acalmam. Além disso, doces são gostosos em si, e por conta disso entramos nesse ciclo vicioso de sempre desejar mais e mais alimentos doces.

Se houvesse uma maneira de controlar a quantidade de açúcar que ingerimos diariamente, não haveria problema em se recompensar com um docinho as vezes. O problema está que vários dos alimentos que consumimos diariamente já contém açucares adicionados.

Enquanto a recomendação da AHA (Associação Americana do Coração) é de 6 colheres de chá de açúcar para mulheres, e 9 para homens. A maioria dos produtos industrializados, como pães, sucos, iogurtes e refrigerantes já contém uma quantidade absurda de açúcar adicionada.

Veja agora algumas dicas que podem te ajudar a evitar comer doces de forma exagerada. E, assim, poderá retomar sua dieta ou ter uma vida mais saudável e equilibrada. Principalmente caso tenha hereditariedade de doenças cardíacas, diabetes, e outros distúrbios metabólicos.

7 Dicas para acabar com a Vontade de Comer Doces

Sabemos que é quase impossível cortar o consumo de açucares da noite para o dia. Estudos feitos indicam que a analogia do efeito do açúcar em nosso cérebro ser como da cocaína está correta.

A resposta biológica é tão forte, que essa pesquisa revelou que doces e açúcar podem até mesmo substituir drogas viciantes, como a cocaína. Podendo ser ainda mais recompensadora e atraente para nosso cérebro a nível neurobiológico do que drogas recreacionais.

Sendo assim, aqui vão algumas maneiras para diminuir e até cortar a vontade de comer doces.

Pouco a pouco.

Quer comer aquela torta holandesa maravilhosa que viu no menu de sobremesa?

Não se reprima e coma, mas apenas o suficiente para saciar a sua vontade. Coma devagar, saboreie cada pedaço como se fosse o último. E, se possível, tente saciar o desejo antes de come-la toda.

Vá reduzindo de forma gradual, até conseguir atingir um limite de 150 kcal. O importante é reduzir a quantidade de açúcar que você ingere diária. Uma pequena mudança, poderá te dar grandes resultados a longo prazo.

Combine com outros alimentos:

Essa solução é poderosa pois existem diversos alimentos que combinam com doces. Por exemplo, doce com frutas.

Você poderá inclusive ingerir algum tipo de doce após fazer a refeição principal. Dessa forma, não haverá espaço para que você exagere. (Embora sabemos que sempre há espaço para doces, tente se controlar).

Simplesmente pare:

Existem pessoas que não terão muitas dificuldades em cortar a ingestão de doces e carboidratos simples. As primeiras horas são as mais difíceis, principalmente entre 48 e 72 horas.

Mas, saiba que após esse período fica mais fácil se controlar. E, após alguns dias, a vontade diminui ainda mais.

Isso acontece pois quando estamos viciados em doces, as papilas gustativas se acostumam com o sabor extremamente doce. Então, quando ficar alguns dias sem comer alimentos açucarados, quando for comer, irá acha-los extremamente doces e enjoativos.

Dicas extras: Crie um hábito saudável quando der vontade de comer doce. Por exemplo, tome um copo de água cada vez que sentir vontade de comer doce, ou até mesmo um café, sem açúcar, claro. Mascar chicletes sem açúcar também podem ajudar a diminuir os desejos por doces!

Prefira frutas:

Sim, elas contêm frutose, um açúcar natural. Porém, também são ricas em vitaminas, minerais, fibras e outros nutrientes. Dessa forma, consumir frutas frescas pode ser uma ótima maneira de iniciar sua jornada para cortar o açúcar de sua vida.

Coma regularmente:

Não dê tempo para o seu cérebro desejar morder em algo doce. Esperar bastante tempo entre refeições pode ser um problema para quem quer cortar açucares.

Escolha alimentos ricos em fibras, proteínas, e cereais integrais. Pois estes tendem a satisfazer o corpo por mais tempo, e sem aumentar os picos de insulina na corrente sanguínea.

Qualidade é melhor que quantidade:

Quando a vontade de comer doce for incontrolável, aí não tem jeito, se não conseguir controlar, escolha opções mais saudáveis. Como por exemplo, chocolate amargo e doces naturais.

Escolher algo que você adora nesse momento pode fazer com que você tenha um relapso. De forma que, poderá se ceder a comer grandes quantidades para se satisfazer. Existem diversas opções para doceiros que não irão aumentar o nível de glicose no sangue.

Remédios naturais:

Existem alguns suplementos com compostos e substâncias que agem diretamente na raiz do problema. Dessa forma, diminuem a vontade de comer doces já no cérebro, e assim facilita o processo de cortar o açúcar.

O SlimPower combate a vontade de comer doces, por inibir o apetite. Graças a sua formula natural, que contém agar-agar e Spirulina, estimula também o emagrecimento natural. Confira aqui como Slim Power funciona e onde comprar o original com desconto.

Pensamentos finais:

livre de açúcar e doces

Cortar a vontade de comer doce não é fácil, exigirá bastante disciplina e muita vontade. Os primeiros dias serão sem sombra de duvidas os mais difíceis, pois ainda há resquícios de glicose no sangue.

Dependendo dos níveis de açúcar no seu sangue, poderá até mesmo sofrer efeitos como, irritabilidade, letargia, hipoglicemia, entre outros.

A hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue) é um dos sintomas que se você sentir, deverá buscar ajuda profissional. Já que isso indica que há possibilidade de resistência à insulina (pré-diabetes) no futuro.

Regular os níveis de glicose no sangue é fundamental para você conseguir parar de comer doce. Pois caso contrário, se estiver com muito açúcar no sangue, terá dificuldades.

Por isso, no início é recomendado que ande com um pacote de frutas secas (uvas passas, damascos, etc) e coma nos primeiros sinais de hipoglicemia.

Consulte com um médico endocrinologista ou nutricionista para que possam te ajudar a cortar o açúcar de forma natural.

Referência:

https://www.webmd.com/

One Response

  1. Valter B. Fonseca 3 de abril de 2018

Leave a Comment