Anuncio

Como Dietas Extremas Podem Fazer Mal a Sua Saúde

O caminho para um corpo perfeito tem alguns atalhos nada saudáveis, são as dietas extremas, nas quais você muda totalmente seu ritmo de vida para tomar apenas sucos, comer apenas folhas verdes, ou qualquer outra dieta que se resuma em apenas um alimento.

Não só essas dietas oferecem um risco grande para a sua saúde, como elas fazem com que seu organismo reduza a taxa metabólica, queimando muito menos calorias para manter apenas órgãos vitais funcionando.

dor-de-cabeca
Não tenha dores de cabeça, faça uma dieta certa e diga não a dietas extremas.

Entenda que o peso que você tem, é adquirido de forma gradual, dia após dia, de acordo com sua alimentação e necessidades calóricas, se você consome mais de um macronutrientes que seu corpo já tem em abundância (gorduras saturadas, açúcar/carboidratos), ele irá estocar como energia para ser utilizado em tempos que alimentos são escassos.  

Esse sistema nos permitiu sobreviver a grandes períodos de fome, causado por desastres, secas, ou total falta de alimentos.

Dietas Extremas Podem Danificar Seu Coração

coração
Algumas dietas que são muito restritivas podem causar danos permanentes ao coração.

A Cardiologista Isadore Rosenfeld, é opositora a dietas com menos de 1,200 kcal por dia, ou planos detox, como Master Cleanse. Essa dieta citada consiste em consumir uma mistura de água, limonada, xarope de bordo, e pimenta malagueta, e nada mais, durante vários dias.

Pesquisas sugerem que rápida perca de peso pode diminuir a taxa de seu metabolismo, levando a ganho de peso futuramente, e privando seu corpo de nutrientes essenciais. E tem mais, essas dietas podem enfraquecer seu sistema imunológico, e aumentar seus riscos de desidratação, taquicardia e estresse cardíaco.

“Uma dieta extrema feita uma vez não irá danificar seu coração”, disse a Dra Rosenfeld. “Mas fazer dietas extremas repetidamente aumenta suas chances de ataque cardíaco”.

Linda Bacon, uma nutricionista com PhD da Califórnia cita que, a longo prazo, o corte de calorias pode levar a perca de músculos no coração. “Dietas Ioiô também danificam as veias sanguíneas. O movimento de encolher e dilatar causa micro cortes que cria um ambiente para arteriosclerose e outros tipos de doenças cardíacas. ”

Tome Cuidado Com Dietas Extremas Que Se Tornam “Manias”

Experts sabem por muitas décadas que dietas prolongadas são perigosas, especialmente quando se tornam uma mania.

No final dos anos 70, um osteopata nominado Robert Linn publicou “The Last Chance Diet (A Última Chance de Dieta) ”, um livro que entrou na lista dos mais vendidos e que pregava uma “milagrosa dieta liquida rica em proteínas”.

Seguindo a onda das celebridades, milhões de pessoas compraram e seguiram a fórmula criada pelo Robert Linn, dieta essa que consistia em apenas 300 a 400 calorias por dia. A dieta parecia funcionar maravilhosamente, com algumas pessoas reportando perder até 5kg por semana.

Não demorou muito e começaram a receber notícias de pessoas que vieram a óbito seguindo essa mesma dieta. Uma investigação feita pela FDA americana publicou 60 mortes relacionadas com a dieta, alguns casos ocorreram em pessoas que já haviam algum de doença do coração. Pesquisadores encontraram um padrão que sugere que dietas que não oferecem a nutrição correta causa atrofiamento das fibras musculares do coração.

Tentando encontrar exatamente o porquê dessas dietas fazerem mal para as fibras do coração, esses experts descobriram que falta de potássio, magnésio e outros minerais podem ter sido a razão que essas dietas causam mal ao coração. Mas no final eles não obtiveram uma resposta clara, então, eles recomendam que apenas siga dietas extremas se estiver sob acompanhamento médico, nunca sozinha (o).

Como Perder Peso Com Segurança

Se você está acima do peso, emagrecer é imprescindível para uma vida mais saudável. Até mesmo perca de peso moderada já pode diminuir os riscos de desenvolver uma doença cardíaca, diabetes e alguns tipos de câncer.

Mas é importante aprender a perder peso com segurança, o que traduz como vagarosamente: Muitos estudiosos recomendam que você perca de 250gr a 500gr de peso por semana.

E ao contrário do que algumas dietas prometem, a melhor maneira de perder gordura localizada ou geral, é através de exercícios físicos e fazer uma dieta que limita o consumo de gordura saturada e açúcar. Um exemplo de dieta a se seguir é a Dieta dos Pontos.

Uma dieta que dá ênfase em frutas, vegetais, carnes magras e peixes, e grãos integrais é a melhor pedida para quem quer emagrecer e perder a barriga de forma saudável e sem efeito sanfona. “A chave para o emagrecimento é a combinação de atividade física e dieta, ” disse Dra Rosenfeld. “Somente uma dessas sozinha não será suficiente. ”

Fonte: CNN

Veja também: Melhores Dietas

One Response

  1. Kayo Marcelo 17 de novembro de 2016

Leave a Comment