Anuncio

Centella Asiática Benefícios: Para Que Serve?

Confira agora quais são os incríveis benefícios da Centella Asiática para sua saúde.

benefícios da centella asiatica

Também conhecida como Gotu Kola, Pennywort Indiana, Hydrocotyle Asiática. Ela é uma planta encontrada em lugares úmidos (encostas de rios, lagos, poços, etc). Nativamente cresce na Índia, Austrália e, como o próprio nome diz, é mais comum na Ásia.

Comumente usada na medicina chinesa e na renomada Ayuerveda (tradicional medicina indiana). Inúmeras pesquisas têm sido feitas para comprovar sua eficácia e desvendar todos seus usos.

Existem registros que humanos já a utilizavam na pré-história para tratar ferimentos. Sendo inclusive mencionada nas lendas chinesa como a erva que ajudou um famoso sábio a viver mais de 200 anos.

A centella asiática é rica em aminoácidos, beta cariotina, ácidos graxos, além de vários poderosos fotoquímicos. E por isso é tão poderosa e serve na prevenção e tratamento de doenças. E hoje tem destaque e vários usos na medicina alternativa.

O extrato da Centella asiática tem sido utilizado para acalmar inflamações, acelerar recuperação de feridas, estimular crescimento de novas células. Além de agir diretamente contra a celulite, estrias e rugas, pois age na produção de colágeno e melhora a circulação sanguínea.

Benefícios:

Gotu Kola é usado na medicina de ervas para tratar infecções parasitais, bacterianas ou virais, tais como: Infecção do trato urinário (ITU), hanseníase, disenteria, sífilis, gripes e resfriados (inclusive suína), elefantíase, tuberculose e esquistossomose.

Principais usos:

Nootrópico: Melhora a Memória

Além de proteger o cérebro dos danos causados pela exposição a materiais pesados (no ar, agua e alimentos). Em um estudo feito pela revista americana “Neurological Sciences”, em doses de 150 a 300mg por kg, tomados por 6 semanas diminuiu o estresse oxidante em animais.

Esse estudo desencadeou outros em que fora comprovado a eficácia desta erva asiática no tratamento de disfunções cognitivas. E também em danos nos nervos causados por exposição a alumínio.

Tomar 1 colher de chá do pó de centella com mel 2 vezes ao dia irá melhorar sua memória. O mesmo pode ser obtido através do consumo de Centella Asiática em cápsulas 3 vezes ao dia. Para potencializar os efeitos na memória, tome à noite com leite quente.

Remove manchas nos dentes

O pó de Centella pode ser usado puro para remover manchas nos dentes e fortalecer as gengivas.

Ajuda abaixar a febre

Tomar pílulas com centella é um método natural e bastante usado na medicina chinesa para abaixar a febre.

Melhoras na Pele

Você pode não saber, mas vários cremes anti-idade contém em seus ingredientes gotu kola. Em um estudo publicado na revista “Phytomedicine”, a erva mostrou-se eficaz nos experimentos com células humanas.

O maior responsável por isso é o asiaticosídeo, encontrado em grande quantidade na folha da Centella. Essa substancia aumenta a migração e adesão de novas células nos ferimentos. Ela também aumenta o número de células e produção de colágeno, responsáveis por renovar as células da pele.

Outros usos para a pele estão: prevenção de cicatrizes (queloides), tratar psoríase, diminuir a aparência de celulite e estrias.

Ansiedade

Durante o mesmo estudo da revista Phytomedicine. Descobriram também que terpenoides contidos na planta diminui os níveis de ansiedade e melhora a função mental.

Saúde cardiovascular

As propriedades anti-inflamatórias presentes na planta, se estendem no tratamento de doenças cardiovasculares. O que inclui melhora na pressão sanguínea (diastólica e sistólica) e na microcirculação.

Em pacientes com insuficiência venosa crônica, doses da planta mostraram serem eficaz para ajudar no tratamento. Problemas como dores nas pernas, edema e varizes também foram reduzidas junto com outros sintomas.

Existem também boas evidências que gotu kola ajuda a reparar veias. Como mostra nesse estudo, ao contrário de outros extratos de ervas, a Centella consegue penetrar na pele o suficiente para ser utilizada de forma eficaz.

Pacientes de arteriosclerose que tomaram Centella por 12 meses diminuíram as chances de sofrer ataque cardíaco ou derrame (AVC).

Previne má circulação de sangue nas pernas durante longas viagens de avião. Evidencias recentes sugerem que por diminuir os fluidos e melhorar a circulação, pode ser utilizado a evitar esse problema.

Contra a diabetes

Acelerou a recuperação de ferimentos e coagulação em pacientes diabéticos com feridas. A suplementação foi tomada 3x ao dia com um suplemento de Centella Asiática contendo 100mg de asiaticosídeo. Durante 21 dias.

Por melhorar a circulação, pode também ajudar contra a retenção de líquidos. Já que diabetes tende a danificar os vasos sanguíneos com o tempo.

Cura de Ferimentos

Em um estudo publicado em 2012, pesquisadores aplicaram centella asiática concentrada em feridas abertas de ratos. Através desse estudo, descobriram que a formula inibiu crescimento bacteriano na região da ferida, e acelerou a cicatrização da ferida.

Emagrece?

Nenhum dos testes clínicos descobriram vantagens no uso de Centella Asiática para emagrecer. Sendo assim, os benefícios para o emagrecimento podem ser indiretos, mas a erva não age diretamente na perda de peso.

Celulite e Estrias:

Celulite é conhecida por médicos pelo nome de lipoesclerose nodular. Uma mudança não inflamatória nos tecidos adiposos causados por um aumento nas células de gordura. Isto causa constrição de pequenos vasos sanguíneos, o resultado disso é uma desordem nesse tecido subcutâneo. Causando células de gordura distendidas (celulites) na região do quadril, glúteos, abdômen, coxas e braços.

Os efeitos positivos do extrato da Centella asiática no tratamento de celulite foram comprovados. Seu uso na forma de creme age na raiz do problema, melhorando os tecidos conectivos e microcirculação. Tomar Centella Asiática em cápsulas por 3 meses também ajudou a reduzir a celulite significantemente entre 58% a 85% dos pacientes.

O estudo da eficácia do Gotu Kola nas estrias foi feito em mulheres grávidas através de uso tópico. Já que estas sofrem bastante com o surgimento de estrias durante a gravidez. Porém, pesquisadores descobriram que a centella ajuda a melhorar o aspecto de qualquer tipo de estrias (brancas, vermelhas e gestacionais) e em qualquer pessoa.

Serve Para O Que?

  • Melhorar a função mental e memória
  • Fortalece as artérias
  • Tratamento de Insuficiência Venosa
  • Prevenção de formação de coágulos nas pernas
  • Melhorar a circulação
  • Ajuda pacientes com diabetes
  • Fadiga causada por doenças do fígado
  • Queloides (excesso de cicatriz)
  • Psoríase (pele vermelha e escamosa)
  • Celulite
  • Estria
  • Hepatite
  • Icterícia
  • Tonsilite
  • Queimaduras causadas pelo sol
  • Insolação
  • Gripes e resfriados
  • Indigestão
  • Anemia
  • Asma
  • Libido baixa
  • Insônia
  • Ulceras e Eczemas Crônicos
  • Infecções respiratórias
  • Epilepsia
  • Alergias na pele
  • Aumenta a longevidade
  • Esclerodermia
  • Câncer
  • Hipertensão
  • Perda de memoria

Creme e cápsulas:

Você pode comprar cápsulas de Centella Asiática clicando aqui. Caso queira usar na celulite e estrias em forma de gel/creme, você o encontra no site das Lojas Americanas.

Conclusão:

bebida feita com gotu kola
Bebida gelada feita com extrato de gotu kola

Embora a planta não ajude a emagrecer, seus benefícios para a saúde as fazem um ótimo suplemento. Devido a isso, e ao preço barato, recomendamos a compra dela.

Se tomado conforme indicado, não existem riscos nem efeitos colaterais. Porém, caso esteja com dúvidas, consulte com seu(a) médico(a) e/ou farmacêutico(a). Mulheres grávidas ou amamentando não devem fazer uso oral de Gotu Kola.

Caso consiga sementes da planta, experimente plantar em sua casa. É claro que nesse caso você teria que deixar as folhas secarem na sombra para poder utilizar em seus chás. Caso queira tomar chá de Centella Asiática, compre as folhas secas prontas clicando aqui.

Veja também: Quer emagrecer e perder barriga? Confira essas dietas!

Referências:

WebMD

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3116297/

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26602573

Leave a Comment