Anuncio

Benefícios da Biomassa de Banana e Como Preparar

benefícios biomassa
Principais benefícios da biomassa de Banana Verde

Feito com a polpa de bananas verdes cozidas, a biomassa de banana verde vem como uma grande alternativa na alimentação. Além de aproveitar todos os benefícios da fruta ela ainda ajuda a emagrecer e a reduzir o colesterol.

Antes de amadurecer a banana é rica em amido resistente, um composto importante para manter o bom funcionamento do intestino, do coração e da dieta.

Já que esse tipo de carboidrato tem a mesma função de uma fibra, ele não é digerido pelo intestino. Promovendo auxilio no controle da glicemia, reduzindo o colesterol e ainda provoca uma sensação de saciedade logo após o seu consumo.

Incrível não é mesmo?

Um preparado simples capaz de prevenir o diabetes, controlar os níveis de colesterol, melhora a imunidade, tem grande contribuição para o desenvolvimento a microbiota intestinal e ainda ajuda a impedir o acúmulo de gordura abdominal (gordura visceral).

Conheça todos os seus benefícios:

  • Ajuda no emagrecimento (perda de peso): a biomassa de banana verde impede a absorção de gorduras e glicose no organismo e promove uma sensação de saciedade por mais tempo.
  • Combate à prisão de ventre: possui grandes quantidades de amido resistente (fibras não digeríveis) responsável por manter a saúde intestinal em dia.
  • Combate à depressão: promove uma sensação de bem-estar;
  • Diminui o colesterol alto: O amido resistente presente no alimento reduz a quantidade de colesterol que ingerimos, a produção de colesterol no fígado, os níveis de HDL no sangue, triglicerídeos e a absorção de gordura no organismo.
  • Previne diabetes tipo 2: a biomassa evita o pico de insulina no sangue. Quando esses picos não são evitados o organismo se torna resistente a ela podendo evoluir para um quadro de diabetes tipo 2.
  • Melhora a imunidade: quando a microbiota intestinal está saudável os anticorpos se tornam mais eficientes.
  • Fonte de vitaminas: fonte de vitamina A, vitaminas do complexo B (B1, B2 e B3) e rica em minerais essenciais: fósforo, potássio e magnésio.



Como utilizar a biomassa de banana verde?

Na culinária, ela pode substituir qualquer espessante e ser colocada em sucos. Não altera ou modifica o sabor do prato e deixa as receitas mais saudáveis!

A biomassa de banana verde caseira pode ser guardada na geladeira por até uma semana ou congelada por 2 meses.

receita de biomassa de banana verde
Como preparar a biomassa!

Saiba como preparar sua própria biomassa:

  1. Separe um cacho de banana nanica verde (não pode ter iniciado seu processo de amadurecimento);
  2. Com cuidado para preservar os talos, remova as bananas do cacho;
  3. Lave bem com água e sabão;
  4. Com água até a metade, coloque uma panela de pressão no fogo e deixe ferver;
  5. Coloque as bananas na panela com a água fervente para levarem um choque térmico;
  6. Tampe a panela e deixe no fogo alto até começar a chiar;
  7. Assim que começar a apitar, reduza o fogo e deixe na pressão por mais 10 minutos;
  8. Desligue e espere a pressão sair;
  9. Retire as polpas das bananas;
  10. Sem deixar esfriar bata com um pouco de água as polpas em um processador ou liquidificador até que se forme a biomassa;
  11. Guarde em porções pequenas, 1 ou ½ xícara ou em cubos;

Recomendação de consumo diário: 2 colheres de sopa.

Contraindicações: não há, apenas o consumo excessivo pode gerar gases e diminuir a absorção de alguns minerais como o zinco e o cálcio.

Leave a Comment