Anuncio

6 Super Alimentos Que Reduzem Colesterol

Está sofrendo com colesterol alto e precisa urgentemente abaixá-lo? Siga essas dicas!

superalimentos
Precisando de ajuda? Chame os superalimentos!

O colesterol alto é um dos maiores vilões dos brasileiros, claro que estamos falando do colesterol “ruim” (LDL, que obstrui as artérias com placas de gordura). Nosso figado produz 75% do colesterol que circula em nosso sangue, os outros 25% são obtidos através de nossa alimentação.

Em níveis normais o colesterol tem um importante papel em ajudar as células do corpo desempenhar suas funções, mas em quantidade elevada, pode causar vários problemas, cardíacos sendo os mais comuns. Você pode até abaixar o colesterol e emagrecer no processo!

Uma dieta baixa em gordura saturada é essencial para abaixar os níveis de colesterol, adicione esses 6 super alimentos conhecidos como “exterminadores de colesterol” e você estará com a saúde em dia!

  • Derivados de Soja
derivado soja 3

Alimentos a base de soja são naturalmente baixos em gordura saturada. As proteínas especiais contidas no grão de soja influenciam como o nosso corpo regula o colesterol ruim. Estudos mostram que você pode diminuir seu colesterol em torno de 6% somente incluindo 15 gr de soja por dia.

Algumas ideias de produtos de soja que você pode consumir são, leite de soja, sucos de soja, proteína de soja, iogurte de soja, tofu, entre outros.

  • Nozes, Castanhas e Sementes
castanhas
castanhas

Todas castanhas são ricas em gorduras saudáveis e contem também outras propriedades nutritivas, como proteína, fibras, vitamina E, potássio, zinco e magnésio, estanóis e esteróis naturais entre outros. 30 a 35 gramas de castanhas por dia (uma mão cheia) tem o potencial de diminuir o colesterol em até 5%.

Entram nessa lista, linhaça, nozes, amendoim, castanha-do-pará, pistaches, amêndoas, entre outras. Vale lembrar que nozes devem ser consumidas em moderação, conforme indicamos 30 a 35 gramas é suficiente, e de preferência naturais, sem açucares ou salgadas.

  • Aveias e cevada
aveias
aveias

Ambos são ricos em fibra solúvel chamada de beta-glucana. Uma vez consumida, beta-glucana forma um gel que previne a formação de colesterol nos intestinos e evita sua absorção. É recomendado que comamos em torno de 3gr de betaglucana diariamente. Refeições que contem 1 gr ou mais de beta-glucana tem mostrado que ajudam a reduzir o colesterol.

Você pode atingir essa meta comendo farinha de aveia, seja na salada de frutas ou no leite. 30 a 35 gr de aveia já contém o bastante para você aproveitar os benefícios.

colesterol-saudavel
  • Produtos enriquecidos com Estanóis e Esteróis

Esteróis encontrados em plantas naturais são conhecidos de pesquisadores em reduzir o colesterol ruim LDL, podem ser dividas em estanóis e esteróis. São encontrados comumente em uma variedade de alimentos como óleos vegetais, nozes, sementes, grãos integrais, frutas e vegetais.

Embora para a maioria das pessoas não é prático o consumo julgado essencial com alimentação normal. Ingerir de 1.5 gr – 2.4 gr de esteróis todos os dias reduz o colesterol entre 7 a 10% em torno de 2 ou 3 semanas. Eles agem bloqueando a absorção de colesterol nos intestinos.

A forma de você conseguir a dose diária recomendada de esteróis é através de alimentos que são enriquecidos com o mesmo, é comum alguns leites e iogurtes virem enriquecidos com estanóis e esteróis, leia o rótulo. Caso não encontre, você pode suplementar.

  • Frutas e vegetais
frutas-legumes-vegetais
frutas legumes e vegetais

Frutas e vegetais são uma ótima opção para ter em casa, nos momentos de ansiedade é melhor comer uma maça ou banana do que atacar uma barra de chocolate, isso ninguém pode negar. Decidindo por comer frutas e vegetais você está reduzindo o consumo de gorduras saturadas, que é o que aumenta o colesterol LDL.

Outro benefício é que frutas e vegetais contem fibras que agem na redução do colesterol ruim e aumento do colesterol bom HDL.

Tente incluir em sua dieta grãos como feijão, lentilha, ervilhas, desde que não sejam processadas (nada de comprar produtos enlatados pois contem muito conservadores).

Outras opções de vegetais e frutas ricas em fibras solúveis incluem batata doce, brócolis, maçãs, morangos e ameixa. Uma pessoa adulta deve consumir ao menos 80gr de frutas e vegetais diariamente para ter uma dieta saudável.

  • Alimentos ricos em gorduras não saturadas
gordura-n-saturada
Fontes de gorduras não saturadas

Será necessária uma mudança na sua dieta se você deseja abaixar seu colesterol de forma rápida e natural, sem medicamentos. Manter o consumo de gordura saturada num máximo de 20 gr para mulheres e 30 gr para homens é vital para abaixar o índice do colesterol LDL.

Mais importante do que reduzir o consumo de gordura saturada, é aumentar o consumo de gordura não saturadas, que ajudam a aumentar o colesterol bom HDL e que naturalmente faz com que o LDL abaixe.

Gorduras não saturadas podem ser encontradas em alimentos como azeitonas, semente de girassol, óleos de nozes e sementes, vegetais folhosos (como couve e alface), abacate, peixes e nozes e sementes.

Evite o consumo de óleos de coco e palmeiras (óleo comumente encontrado em abundancia na Nutella), pois são ricos em gordura saturadas.

Seguindo essas recomendações você dará um grande passo em ter uma vida mais saudável e reduzir suas chances de ter algum problema cardíaco ou hipertensão.

Colesterol alto é um grande problema e um assassino silencioso, não deixe que entre em níveis alarmantes antes de tomar uma atitude. Prevenir sempre é melhor do que remediar.

Confira o Hipercoll, uma solução natural que auxilia a reduzir os níveis do colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL).

Referências:

https://heartuk.org.uk/cholesterol-and-diet/six-super-foods-for-lower-cholesterol
https://pt.wikipedia.org/wiki/Esterol

Leave a Comment