Anuncio

Chá de Sene: Para Que Serve, Como Fazer, Emagrece?

Veja como fazer o chá de sene, seus benefícios, contraindicações, efeitos colaterais e para que serve!

cassia angustifólia
Sene (Cassia angustifólia)

Já ouviu falar do chá de sene? Além de excelente laxante natural, ele ajuda no emagrecimento e tem diversos benefícios para a saúde intestinal.

Ficou bastante conhecido após alegações de que o chá de sene emagrece. Fomos atrás de todas as informações sobre ele, e você poderá conferir tudo que deve saber sobre essa erva aqui nesse artigo.

Aprenda como fazer o chá, para que serve, benefícios, como tomar, contraindicações, efeitos colaterais e se faz mal.

O que é Sene?

Sene (cassia angustifólia) é uma erva, tanto as folhas quanto os frutos dela servem para fazer medicamentos laxativos. Porem, suas folhas são as mais utilizadas para fazer o famoso chá de sene.

O fruto de sene parece ser mais suave do que as folhas, devido a isso, o consumo do chá feito com as folhas devam ser feitos por curto períodos de tempo. Não sendo recomendado quando está com dores abdominais e diarreia, pois pode agravar o quadro.

Ele funciona estimulando os músculos do intestino grosso a simular uma evacuação. Por isso, é bastante usado em medicamentos para emagrecer, já que um intestino ativo é essencial para a manutenção e perda de peso.

Para que serve o chá de sene

Conforme dito anteriormente, seu uso mais comum é como laxante natural. Sendo inclusive aprovado pela FDA (ANVISA americana) para tratar constipação (prisão de ventre), e para limpar o cólon antes de exames como a colonoscopia.

Ela também é usada no tratamento de síndrome do intestino irritável, hemorroidas e na perda de peso. O seu efeito é devido aos compostos químicos chamados senosídeos A e B, eles irritam o trato intestinal, causando seu efeito laxante.

Quais benefícios do chá? Emagrece?

Muitos dos que tomam o chá de sene para emagrecer, não sabem sobre seu efeito laxativo. Ainda não existem evidencias concretas de que ele ajuda no emagrecimento, porém seus efeitos ainda estão sendo estudados.

A maioria das reclamações de pessoas que fazem o chá de sene para emagrecer, são que não estão obtendo o resultado imaginado. Então, enquanto muitos perguntam quantos quilos poderá emagrecer tomando o chá de sene, a resposta é de 0 a 1kg.

Sim, algumas pessoas conseguiram emagrecer tomando o chá de sene com outras ervas, como hibisco, cavalinha, cascara sagrada, gengibre, canela, entre outros.

Se seu objetivo for emagrecer tomando chás, recomendamos que dê uma confira nosso artigo sobre o chá seca barriga. Ele contém mais de 30 ervas com eficácia comprovada no emagrecimento, inclusive as citadas anteriormente.

Os seguintes benefícios do uso de sene foram comprovados:

  • Tratamento da constipação (principalmente quando usado junto com Psyllium)
  • Preparação para colonoscopia
  • Hemorroidas
  • Síndrome do intestino irritável
  • Perda de peso
  • Anti-inflamatório
  • Vermicida

Faz mal? Aborta e causa câncer?

O chá de sene em altas quantidades pode desencadear efeitos colaterais desagradáveis. Existem diversas espécies de sene, as mais utilizadas em extratos, pós, e chás, são mais brandas.

Embora o chá de sene ajude em cólicas menstruais e ajuda a menstruação a descer, não tem efeito abortivo como outras ervas. Por exemplo, a Carqueja Amarga (baccharis genistelloides) é abortiva e não deve ser tomada em caso de gravidez ou suspeita.

Estudos feitos com a planta sene, foi notado que laxantes naturais como ela não causam câncer de cólon.

Deve-se preocupar mais com a procedência do extrato e chá de sene do que com a planta em si. Já que alguns dos suplementos vendidos podem estar contaminados com metais pesados ou drogas. Por isso, compre seus suplementos naturais de fontes e lojas confiáveis.

Efeitos colaterais:

  • Intensa dor estomacal
  • Diarreia
  • Piora da constipação após cessar o uso do chá
  • Inchaço dos dedos
  • Sede anormal
  • Fraqueza muscular
  • Desorientação
  • Náusea e vômitos
  • Coceira
  • Perda de peso
  • Icterícia
  • Flatulências
  • Caibras
  • Diarreia branda
  • Dores articulares
  • Urina sem cor

Contraindicações:

  • Contraindicada para mulheres grávidas, amamentando ou com suspeita de gravidez.
  • Pacientes com alergia aos componentes químicos da planta

Sempre consulte com um médico antes de iniciar um tratamento, seja natural ou não.

Como fazer e tomar?

Existem variadas formas de se consumir sene, como formulas em pó, em gotas, cápsulas e comprimidos. Porém a mais popular é através de seu chá.

Muitas das misturas já vêm prontas para serem consumidas. Basta fazer a infusão das folhas secas em água quente, e tomar, de preferencia sem açúcar. Para melhorar o gosto, adicione canela, hibisco, cavalinha ou gengibre.

É recomendado tomar o chá de sene antes de dormir, assim, ele irá fazer o efeito durante a noite, e irá funcionar como laxante dentre 6 a 12 horas.

Você não deve fazer o uso do chá por mais de 14 dias, ou seu intestino poderá ficar dependente dele para evacuar. O que poderá agravar o quadro de constipação, dessa vez, causada por dependência.

Não se deve tomar o chá como substituto para o tratamento indicado pelo seu médico.

Onde comprar e preço:

Você encontra as folhas ou folículo de sene para venda em supermercado, casa de produtos naturais ou pela internet. Recomendamos a compra dos sachês de sene (veja aqui), que já vem prontos e você não corre o risco de superdosagem. Porém, tomar o chá puro serve apenas como laxante natural.

Conclusão: Chá de Sene Funciona?

Se você sofre com intestino preso e busca alivio dessa condição, ele pode ajudar a melhorar o funcionamento do seu intestino. Porem, como emagrecedor, existem soluções melhores para emagrecer.

Alguns chás emagrecedores têm eficácia melhor do que o sene, e, juntos com um déficit calórico e exercícios físicos, ajudam na perda de peso natural. Sugerimos que confira nossa seção de emagrecedores naturais e veja algumas opções disponíveis para ajudar a perder peso.

Uma alternativa saudável para emagrecer tomando chás, recomendamos que experimente o chá da vida. Ele tem ajudado milhares de pessoas a não só emagrecerem, mas também terem uma vida melhor prevenindo doenças.

Referencias:

https://www.livestrong.com/

https://www.webmd.com/

Leave a Comment